2021 está chegando ao fim e nos coloca em perspectiva de repensar os resultados do ano que passou e elencar os desafios e projetos para o ano que está por vir. Nesse sentido, o que ganha evidência é a gestão do conhecimento.
Isso porque, para tomadas de decisões que permitam a manutenção da competitividade dos negócios ou que precise potencializar os resultados, nada é tão relevante quanto o conhecimento.
A Fundação Dom Cabral, à qual a PKT Desenvolvimento Empresarial é associada, divulgou recentemente estudo inédito para destacar o que efetivamente contribuirá com acionistas, presidentes e executivos na formulação das suas estratégias em 2022.
Após analisar a performance econômico-financeira de 97 médias empresas dos setores de indústria, comércio e serviços nos anos de 2019 e 2020, o estudo revelou 4 fatores que mais devem influir na tomada de decisões para as médias empresas em 2022.
1) Atenção ao cenário internacional;
2) Inflação;
3) Taxas de juros mais altas no Brasil;
4) Capacidade do governo em manter o equilíbrio fiscal.
Para lidar com esses cenários — e com tantos outros que permeiam o mundo corporativo — e conduzir insights, a gestão do conhecimento se faz mais imprescindível que nunca.
O que é a gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento, de maneira ampla, pode ser definida como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. É uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos por meio das melhores práticas.
Na gestão do conhecimento há ações que evidenciam porque essa deve ser a primeira escolha de 2022 para que os negócios prosperem.
1) captura do conhecimento ao criar um repositório de informações estruturadas;
2) melhora ao acesso do conhecimento para todos;
3) aprimoramento do ambiente organizacional, com política de incentivo ao compartilhamento de conhecimento;
4) valorização do conhecimento disponível — seja com novos capitais intelectuais, seja aproveitando os ativos para gerar novas receitas, inovar, melhorar os processos, reduzir custos, etc.
A gestão do conhecimento visa, ainda, documentar todas as ideias, mapear todos os processos internos e reunir as informações importantes em apenas um lugar. Ela contribui para habilitar as empresas para a geração do valor e o aumento da competitividade.
Como promover a gestão do conhecimento e se preparar para 2022?
A gestão do conhecimento pode ser promovida de várias formas: identificando influenciadores, promovendo o engajamento dos colaboradores, incentivando a troca de experiências, permitindo a criação de comunidades, registrando o aprendizado e — mais importante! — treinando as pessoas.
Gerir o conhecimento nas atividades diárias da empresa pode não ser tarefa fácil. Tampouco desenvolver talentos escondidos nos colaboradores e inserir boas práticas na cultura organizacional. Mas, para se preparar para o ano que está por vir, fica a dica: invista no conhecimento de áreas mais sensíveis da organização, como:
– Gestão em Negócios
Essa é a área de administração da empresa que gerencia todas as ações planejadas, controla todas as estratégias e garante os resultados da operação — desde o financeiro até a gestão de pessoas.
Assim, se torna imperativo compreender a gestão de negócios e evoluir habilidades para ter uma visão panorâmica do negócio e atingir os objetivos almejados. Uma gestão de negócios eficiente amadurece o formato de trabalho e contribui para potencializar resultados.
– Marketing
O marketing representa hoje muito mais que geração de valor. É o elo entre sua empresa e o público, o responsável por conquistar e fidelizar clientes. Não é só questão de vender mais — ainda que isso seja muito importante e o marketing atenda a demanda dos atuais consumidores e consiga captar novos clientes.
Mas é também aumentar a visibilidade da empresa, ajudar a criar e moldar a presença diante do público. É elencar estratégias diárias de comunicação externa e interna, gerenciar crise (em caso de necessidade), construir uma audiência de qualidade.
– Gestão de pessoas
Uma boa gestão de pessoas é imprescindível para o sucesso empresarial. Uma liderança bem desenvolvida é essencial para engajar o time e, consequentemente, para entregar melhores resultados e elevar a performance da empresa.
O que as empresas têm que ter ciência é que as pessoas precisam de programas e ambientes propícios para o processo de aprendizagem, para continuarem “vivas” no mundo corporativo.
Os cursos de pós-graduação da Fundação Dom Cabral (FDC) contribuem de maneira efetiva e relevante em áreas que são estratégicas e, ao mesmo tempo, ainda sensíveis em algumas empresas.
Na pós-graduação em Gestão de Negócios, os profissionais desenvolvem uma visão holística das principais áreas de gestão. Na pós-graduação de marketing e estratégias inovadoras de mercado, há um equilíbrio entre conhecimento técnico e habilidades comportamentais.
Por fim, a pós-graduação em gestão de pessoas e liderança traz tendências, pesquisas e análises que influenciam o ambiente global de negócios hoje e amanhã. Há o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo para propor soluções e identificar oportunidades.
Comece 2022 com foco na gestão do conhecimento. Transforme sua empresa e os principais ativos dela. Fale com a PKT Desenvolvimento Empresarial!