O Brasil tem cerca de 18,9 milhões de empresas ativas, conforme relatório de 2021 do Ministério da Economia. Estima-se que 99% delas sejam pequenas e médias empresas, gerando 62% dos empregos formais do nosso País. É com olhar direcionado para boa parte dessas empresas que foi desenvolvido o PAEX.
Sigla de Parceiros para a Excelência, o programa da Fundação Dom Cabral, à qual a Pekatê Brasil é associada, completa 30 anos de história no ano de 2022. E são muitos os motivos para comemorar: o PAEX contribuiu para alavancar muitos negócios e dar sustentabilidade a muitas empresas. É uma trajetória de sucesso — e que não para por aqui.
Se hoje as pequenas e médias empresas são responsáveis por 27% do PIB brasileiro, o objetivo do PAEX é aumentar ainda mais esse porcentual. O que fazemos é unir o conhecimento acadêmico com a prática do dia a dia para trazer resultados significativos aos negócios. Nesse conteúdo, confira um pouco mais sobre o que é o PAEX, qual sua importância e como o programa da Pekatê contribuiu com o crescimento de duas empresas: a Reconditec e a Roque Imóveis.
PAEX: uma história de 30 anos
Em 1992, um grupo de empresas apostou na ideia de ter parceiros de excelência. Foi a primeira iniciativa do PAEX. Mas, ali, não se imaginava que, em 30 anos, o programa iria marcar a história de tantas organizações e executivos. Havia uma perspectiva e um planejamento para que o programa fosse uma diferencial para as empresas de médio porte, mas as expectativas realmente foram superadas.
Somente nos últimos 12 meses, foram mais de 2.200 executivos capacitados em diversas áreas de gestão. Ao todo, o programa já beneficiou 3.500 empresas em toda a América Latina. A premissa é a excelência em gestão, rica troca de experiência e treinamento de profissionais.
A importância do programa para empresas e executivos
Imagine ter pessoas experientes de mercado acompanhando desde o planejamento até a execução das estratégias da sua empresa? É essa a razão de ser do PAEX. O programa de excelência em gestão já elevou os resultados em intensidade – e velocidade – para inúmeras médias empresas.
São três décadas de equipes preparadas para gerir negócios que crescem saudáveis e com autonomia. São 30 anos elevando o nível das empresas de patamares, criando um time de alta performance. Mesmo com as incontáveis mudanças que o ambiente de negócios sofreu nesses últimos anos, o PAEX continua sendo uma importante ferramenta para aqueles que querem garantir um bom desempenho no dinamismo do mercado.
Entre os benefícios de apostar no PAEX estão a expansão da visão estratégica e o aumento da capacidade dos executivos em resolverem problemas. As lideranças se desenvolvem em habilidades gerenciais de ponta e constroem um modelo de gestão que traz estratégia diferenciada e resultados eficazes.
A ideia do PAEX é simples: oferecer uma rede de conhecimento e o intercâmbio de experiências, somados à formação dos executivos em modelo de gestão. As empresas passam por 5 etapas, todas com o acompanhamento dos profissionais da Pekatê, por meio da FDC. No final, enxergam claramente as mudanças e impactos no propósito, na performance, no viés social e nos resultados.
Para mostrar como o programa funciona na prática, convidamos duas empresas para compartilhar conosco como é estar no PAEX e as vantagens que o programa trouxe para o desenvolvimento de seus negócios.
Reconditec: profissionalização
Especializada em sistemas de remediação e tecnologias de controle ambiental customizadas, a Reconditec está localizada em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo. Com 10 anos no mercado, ela entrou para o PAEX em 2018, quando apenas os quatro sócios atuavam em todo o gerenciamento da empresa. “Não era uma estrutura familiar, mas se assemelhava a isso”, explica o diretor da Reconditec, Michel Santana. Era um negócio promissor, que buscava se profissionalizar ainda mais.
“Quando entramos para o PAEX, vimos que as outras empresas participantes eram maiores, mas mesmo assim seguimos”, conta outro diretor da Reconditec, Éber Wood. O contexto daquele momento era muito diferente do atual: um negócio enxuto com carências de direcionamento e de estratégias robustas.
Esses obstáculos dificultavam o potencial de crescimento da Reconditec. “O PAEX veio para trazer toda a expertise em gestão de negócios e governança corporativa”, afirma Éber. Trouxe planejamento e foco, otimizou o crescimento da empresa, disciplinou processos e aprimorou a gerência.
Além disso, o programa também foi importante para criar um organograma funcional. “Com o monitoramento de pessoas, nossa equipe se juntou ao professor e ao orientador técnico para criar esse organograma de modo a trazer uma clareza maior sobre lideranças e suas formações”, afirma Michel.
Os primeiros a se capacitarem foram os sócios, mas as ideias e insights foram compartilhados com todos da equipe, o que mudou o rumo da Reconditec. “Desde 2018, nós crescemos todos os anos. Não só em números, mas em profissionalismo e em tudo que o mundo dos negócios pede”, finaliza Michel.
Confira os depoimentos do Michel e do Éber, na íntegra, logo abaixo.
Roque Imóveis: líder em sua região
Para se destacar no setor imobiliário, é preciso contar com diferenciais, algo que a Roque Imóveis possui desde o princípio. Fundada em 1984, a empresa foi idealizada por Odécio Grassiani Roque, um corretor de imóveis que realizou a venda de inúmeros edifícios limeirenses na década de 80. Instalada em Limeira, no interior do Estado de São Paulo, a Roque Imóveis é uma empresa familiar, líder em sua região, mas que necessitava se profissionalizar.
Quando a atual gerente Marina Giacon chegou à empresa, não existiam processos estabelecidos, ainda que houvesse uma visão clara de futuro. A chegada do PAEX veio, então, para concretizar os planos que, na rotina de um negócio familiar, acabam se perdendo devido às necessidades imediatas e problemas que precisam ser solucionados. “Quando a Pekatê e a FDC chegaram e convocaram uma reunião estratégica, sentimos que estávamos fazendo parte, ali, do futuro da empresa”, conta Marina.
Há 10 meses o PAEX faz parte da Roque Imóveis. Cassio Roque, atual presidente da empresa, diz que faltavam conceitos corporativos e técnicos que contribuíssem em um crescimento ordenado para a empresa. “O PAEX trouxe mais profissionalismo, estruturação para os nossos processos e para a forma de gestão que aplicamos.”
Marina explica que o Programa de Direcionamento de Dirigentes (PDD) foi essencial para tirar o foco do operacional e apresentar análises de mercado e de todas as áreas internas da empresa. “Traz desenvolvimento profissional e uma longevidade para a nossa empresa”, complementa.
Cassio finaliza explicando que, no contexto do mercado atual, não há nada melhor que receber o respaldo de profissionais e de uma escola de negócios para uma melhor tomada de decisão. “Está sendo extremamente proveitoso para mim, como acionista e CEO, e também para os meus gestores. Isso tem tornado o futuro muito mais certo”, completa.
Confira os depoimentos logo abaixo.
PAEX: caminhando juntos agora – e no futuro!
O PAEX busca criar valor para as empresas por meio do intercâmbio de conhecimento e aprendizado. Essa troca resulta em uma nova cultura de gestão com processos precisos, que permitam a tomada de decisão eficiente. A ideia é formar um time de líderes capazes de adaptar, priorizar e inovar, aproveitando as oportunidades do ambiente digital.
É um modelo integrado com troca de experiência e monitorado por especialistas que geram uma visão mais estratégica e sistêmica. Conheça o nosso programa que há 30 anos faz a diferença no mercado brasileiro!