Cerca de três a quatro meses antes do ano terminar, é chegado o momento das empresas começarem a se preparar para o próximo ano. É a hora de analisar tudo o que foi executado até agora, avaliar o que ainda está por vir nesses meses finais e, principalmente, definir objetivos para os 365 dias de 2023 — bem como os pontos nos quais a empresa pretende investir.
Para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio, contar com um bom planejamento estratégico e orçamentário acaba sendo fundamental – mesmo em tempos de acelerada transformação. É ele que acaba servindo como um guia para nortear todas as decisões da empresa.
Nesse conteúdo, vamos explicar melhor o que é um planejamento estratégico e orçamentário e como dar os primeiros passos nesse período do ano.
O que é um planejamento estratégico e orçamentário?
Se você estiver viajando de férias por uma região nova e desconhecida, conseguirá desfrutar do passeio – e voltar em segurança – se não tiver um mapa para guiar os seus passos ou não saber ao certo quanto de dinheiro ainda tem disponível para a viagem? A resposta possivelmente é “não”.
O mesmo acontece se não há um planejamento do ano que está por vir. É praticamente impossível superar as dificuldades e fechar um ciclo de resultados positivos se os gestores desconhecerem a trajetória a ser percorrida e quais investimentos podem (ou não) ser realizados.
Isso é planejamento estratégico e orçamentário. Em resumo: é uma ferramenta que ajuda a mapear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio, um guia que traz as receitas, custos, despesas e investimentos e possibilita uma previsão mais acertada de estratégias.
Esse planejamento é a estrutura mais importante para alcançar o sucesso do negócio. Primeiro, porque auxilia a medir e comparar; segundo, porque atua como uma previsão de possíveis problemas que se possa enfrentar ao longo do ano.
Esse conhecimento prévio é fundamental para sair da gestão intuitiva e enxergar mais nitidamente o rumo que a empresa está tomando. Assim como em um mapa é possível visualizar quando você entra por um acesso errado – e como voltar aos trilhos –, o planejamento permite que sejam feitas mudanças ao longo do processo antes que não seja mais possível retornar.
Como fazer um bom planejamento para 2023
Existem algumas etapas primordiais no momento de definir o planejamento estratégico e orçamentário de um negócio. Seguindo esses passos, muito provavelmente sua empresa caminhará para uma gestão de qualidade e bem direcionada, com foco em resultados. Veja quais são eles:
1- Faça um diagnóstico da empresa
Não há maneira de estabelecer um plano de sucesso sem conhecer o negócio em seus detalhes. Saber como está a situação financeira, a imagem da marca no mercado, o desempenho dos processos e procedimentos e a qualidade dos produtos, sem deixar de lado a satisfação dos próprios colaboradores, são alguns fatores que devem ser analisados antes mesmo de iniciar o planejamento estratégico.
Igualmente importante é entender como está performando o mercado. Quais são as possíveis ameaças e oportunidades que podem surgir ao longo do ano? A análise SWOT, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda a mapear o mercado. Nesta etapa também não pode faltar a análise do planejamento anterior: ali podem estar dicas de quais ações foram bem-sucedidas e quais não trouxeram o impacto que se esperava.
2 – Tenha claro os objetivos anuais
Após o diagnóstico, é importante determinar os objetivos do planejamento. O segredo desta etapa está em estabelecer objetivos a longo prazo e dividi-los em metas a curto prazo. Todas elas devem ser factíveis.
Se a sua análise apontar, por exemplo, que o mercado terá um crescimento de 5% no ano, não adianta estabelecer um crescimento de 30% para a sua empresa. Afinal, o objetivo não poderá ser alcançado e todas as ações que forem planejadas não serão suficientes.
É preciso saber o que tem que ser feito nos próximos meses para chegar ao objetivo final do planejamento.
3- Estabeleça estratégias e ações factíveis
Se a análise do negócio está pronta e as metas listadas, agora é preciso saber como chegar lá. E, aqui, é interessante entender a diferença entre estratégia e ação. Por mais que estejam intimamente relacionadas e dependam uma da outra, não significam a mesma coisa.
O objetivo é o topo, a estratégia é o método escolhido para chegar no topo e as ações são os movimentos pontuais que precisam ser feitos para que a estratégia seja cumprida. Como em um jogo de xadrez, o objetivo é ganhar, a estratégia é o que você pretende fazer para ganhar e as ações são os movimentos das peças.
Por isso, é primordial trabalhar com estratégias e ações verdadeiras, que façam sentido no dia a dia da empresa. Se uma das ações consideradas é contratar novos funcionários e o negócio não tiver orçamento para isso, todo o planejamento será em vão.
4- Tenha métricas de desempenho
Sem medições é impossível saber se o plano está caminhando bem, se necessita de alterações pontuais ou de mudanças mais drásticas. As métricas são os parâmetros que vão possibilitar feedbacks e ajustes.
Obviamente há uma infinidade delas, todas relacionadas com o objetivo do planejamento. Estamos falando sobre lucratividade, rentabilidade, margem líquida, padrão de tempo, qualidade, produtividade, custo-benefício, volume, índice de erros, entre outras. Não adianta ignorar as métricas, porque elas são essenciais em um planejamento estratégico e orçamentário.
5- Avalie e revise o plano continuamente
Um planejamento estratégico não deve ser engessado, mas sim possibilitar revisão e ajustes sempre que necessário. Ainda mais em um mundo VUCA, de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Lembre-se que é muito mais fácil ajustar pequenos passos ao longo do caminho que arriscar todo o negócio (ou o crescimento dele).
Pekatê Brasil: a expertise de quem entende do assunto
Quanto mais conhecimento, mais fácil é o caminho rumo ao sucesso. E, para ajudar em todo esse processo, uma consultoria especializada faz toda a diferença: contribui para o desenvolvimento de um planejamento estratégico com indicadores de desempenho mensuráveis, estratégias bem-sucedidas e prazos que possam ser cumpridos.
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