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Planejamento estratégico: as ações para o próximo ano começam agora

Planejamento estratégico: as ações para o próximo ano começam agora

Cerca de três a quatro meses antes do ano terminar, é chegado o momento das empresas começarem a se preparar para o próximo ano. É a hora de analisar tudo o que foi executado até agora, avaliar o que ainda está por vir nesses meses finais e, principalmente, definir objetivos para os 365 dias de 2023 — bem como os pontos nos quais a empresa pretende investir.

 

Para garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio, contar com um bom planejamento estratégico e orçamentário acaba sendo fundamental – mesmo em tempos de acelerada transformação.  É ele que acaba servindo como um guia para nortear todas as decisões da empresa.

 

Nesse conteúdo, vamos explicar melhor o que é um planejamento estratégico e orçamentário e como dar os primeiros passos nesse período do ano.

 

O que é um planejamento estratégico e orçamentário?

 

Se você estiver viajando de férias por uma região nova e desconhecida, conseguirá desfrutar do passeio – e voltar em segurança – se não tiver um mapa para guiar os seus passos ou não saber ao certo quanto de dinheiro ainda tem disponível para a viagem? A resposta possivelmente é “não”.

 

O mesmo acontece se não há um planejamento do ano que está por vir. É praticamente impossível superar as dificuldades e fechar um ciclo de resultados positivos se os gestores desconhecerem a trajetória a ser percorrida e quais investimentos podem (ou não) ser realizados.

 

Isso é planejamento estratégico e orçamentário. Em resumo: é uma ferramenta que ajuda a mapear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio, um guia que traz as receitas, custos, despesas e investimentos e possibilita uma previsão mais acertada de estratégias.

 

Esse planejamento é a estrutura mais importante para alcançar o sucesso do negócio. Primeiro, porque auxilia a medir e comparar; segundo, porque atua como uma previsão de possíveis problemas que se possa enfrentar ao longo do ano.

 

Esse conhecimento prévio é fundamental para sair da gestão intuitiva e enxergar mais nitidamente o rumo que a empresa está tomando. Assim como em um mapa é possível visualizar quando você entra por um acesso errado – e como voltar aos trilhos –, o planejamento permite que sejam feitas mudanças ao longo do processo antes que não seja mais possível retornar.

 

Como fazer um bom planejamento para 2023

 

Planejamento estratégico e orçamentário

 

Existem algumas etapas primordiais no momento de definir o planejamento estratégico e orçamentário de um negócio. Seguindo esses passos, muito provavelmente sua empresa caminhará para uma gestão de qualidade e bem direcionada, com foco em resultados. Veja quais são eles:

 

1- Faça um diagnóstico da empresa 

Não há maneira de estabelecer um plano de sucesso sem conhecer o negócio em seus detalhes. Saber como está a situação financeira, a imagem da marca no mercado, o desempenho dos processos e procedimentos e a qualidade dos produtos, sem deixar de lado a satisfação dos próprios colaboradores, são alguns fatores que devem ser analisados antes mesmo de iniciar o planejamento estratégico.

 

Igualmente importante é entender como está performando o mercado. Quais são as possíveis ameaças e oportunidades que podem surgir ao longo do ano? A análise SWOT, por exemplo, é uma ferramenta que ajuda a mapear o mercado. Nesta etapa também não pode faltar a análise do planejamento anterior: ali podem estar dicas de quais ações foram bem-sucedidas e quais não trouxeram o impacto que se esperava.

 

2 – Tenha claro os objetivos anuais

Após o diagnóstico, é importante determinar os objetivos do planejamento. O segredo desta etapa está em estabelecer objetivos a longo prazo e dividi-los em metas a curto prazo. Todas elas devem ser factíveis.

 

Se a sua análise apontar, por exemplo, que o mercado terá um crescimento de 5% no ano, não adianta estabelecer um crescimento de 30% para a sua empresa. Afinal, o objetivo não poderá ser alcançado e todas as ações que forem planejadas não serão suficientes.

 

É preciso saber o que tem que ser feito nos próximos meses para chegar ao objetivo final do planejamento.

 

3- Estabeleça estratégias e ações factíveis

Se a análise do negócio está pronta e as metas listadas, agora é preciso saber como chegar lá. E, aqui, é interessante entender a diferença entre estratégia e ação. Por mais que estejam intimamente relacionadas e dependam uma da outra, não significam a mesma coisa.

 

O objetivo é o topo, a estratégia é o método escolhido para chegar no topo e as ações são os movimentos pontuais que precisam ser feitos para que a estratégia seja cumprida. Como em um jogo de xadrez, o objetivo é ganhar, a estratégia é o que você pretende fazer para ganhar e as ações são os movimentos das peças.

 

Por isso, é primordial trabalhar com estratégias e ações verdadeiras, que façam sentido no dia a dia da empresa. Se uma das ações consideradas é contratar novos funcionários e o negócio não tiver orçamento para isso, todo o planejamento será em vão.

 

4- Tenha métricas de desempenho

Sem medições é impossível saber se o plano está caminhando bem, se necessita de alterações pontuais ou de mudanças mais drásticas. As métricas são os parâmetros que vão possibilitar feedbacks e ajustes.

 

Obviamente há uma infinidade delas, todas relacionadas com o objetivo do planejamento. Estamos falando sobre lucratividade, rentabilidade, margem líquida, padrão de tempo, qualidade, produtividade, custo-benefício, volume, índice de erros, entre outras. Não adianta ignorar as métricas, porque elas são essenciais em um planejamento estratégico e orçamentário.

 

5- Avalie e revise o plano continuamente

Um planejamento estratégico não deve ser engessado, mas sim possibilitar revisão e ajustes sempre que necessário. Ainda mais em um mundo VUCA, de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Lembre-se que é muito mais fácil ajustar pequenos passos ao longo do caminho que arriscar todo o negócio (ou o crescimento dele).

 

Pekatê Brasil: a expertise de quem entende do assunto

 

Quanto mais conhecimento, mais fácil é o caminho rumo ao sucesso. E, para ajudar em todo esse processo, uma consultoria especializada faz toda a diferença: contribui para o desenvolvimento de um planejamento estratégico com indicadores de desempenho mensuráveis, estratégias bem-sucedidas e prazos que possam ser cumpridos.

 

A consultoria da Pekatê está focada em aprimorar a gestão a fim de aumentar a lucratividade, reduzir custos e satisfazer as necessidades dos clientes. Uma oportunidade excelente para contar com o respaldo de especialistas do mercado trabalhando ao seu lado para o êxito do seu negócio. Consulte a Pekatê para entender como uma consultoria pode fazer com que o ano de 2023 seja transformador para sua empresa!

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