Se você demorou em responder a essa pergunta é porque, muito provavelmente, as estratégias de marketing ainda não são prioridade dentro da sua organização. Sentimos dizer, mas é bem possível que você esteja perdendo vendas, deixando de fazer novos negócios, tornando-se menos relevante para seu público.
Marketing não é criar um comercial de impacto, não é desenvolver um jingle, produzir um anúncio unicamente visando vender produtos e serviços — como muitos ainda imaginam ser. Marketing é cuidar da imagem da marca nos mais diversos canais, é gerenciar a comunicação interna da empresa, é ajudar a empresa a entender melhor seus clientes: seus anseios e necessidades.
Os benefícios do marketing às empresas
É por meio do marketing que são criadas ações estratégicas para gerar novas vendas e contratos e, assim, garantir o fluxo de receita de forma sustentável.
Em um mundo globalizado como o que vivemos atualmente, com concorrentes ávidos e sinérgicos, não dá mais para deixar o marketing na reserva. Ele tem que estar no time principal para aumentar suas chances de golear e seguir no campeonato.
Se for bem planejado e desenvolvido com estratégia, o marketing traz diversos benefícios à marca. Como:
- Fortalecimento do posicionamento de mercado;
- Melhora no relacionamento com os clientes;
- Aumento na captação de novos clientes;
- Fidelização dos clientes;
- Monitoramento da marca;
- Previsão de crises de imagem;
- Análise do comportamento e dos desejos dos consumidores;
- Estudo e compreensão da ampla concorrência;
- Pesquisa de tendências, entre outros.
Além disso, também pode se estender para questões internas da empresa. Ao entender os anseios e necessidades dos colaboradores, é possível engajar, criar um bom clima organizacional, ter uma cultura empresarial bem estabelecida, reter e atrair novos talentos.
Mas, quais estratégias de marketing priorizar?
As novas gerações de consumidores têm um grau de exigência mais elevado que antes. Isso significa que não basta dizer que os seus produtos ou serviços são melhores que os da concorrência. É preciso criar um relacionamento entre a marca e o consumidor.
A melhor forma para se fazer isso é com marketing de conteúdo. A empresa consegue atrair seu público-alvo com temas relevantes sobre seu segmento de atuação. Com conteúdos topo de funil, há o aprendizado e a descoberta.
À medida que o visitante vai percorrendo as etapas do funil, ele passa a reconhecer um problema, considerar uma solução e, finalmente, decidir pela compra. O marketing de conteúdo também amplia a possibilidade de ranquear no Google com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e legibilidade sem precisar pagar por anúncios.
No marketing também é essencial efetuar pesquisas junto ao consumidor. Definir sua persona, bem como o tom de voz, é um dos ensinamentos básicos para ter as tomadas de decisão e para conseguir aplicar outras estratégias do marketing com assertividade, como o gerenciamento das redes sociais, a possibilidade de adesão a causas ESG e a humanização da marca.
Fato é que o marketing é um setor em ascensão que deixou de ser dispensável às empresas e tem sido cada vez mais alvo de investimentos. Só que ter total controle e conhecimento sobre o que é melhor para cada área não é tarefa fácil. E, nesse sentido, uma pós-graduação na área vem para somar — e muito!
Como uma pós-graduação na área de marketing pode ajudar
Como o marketing é uma das áreas que mais se desenvolveram nos últimos anos, com novidades que surgem a cada momento, uma pós-graduação de marketing vem para capacitar e atualizar os profissionais. Antes de tudo, o programa tem como objetivo potencializar o perfil dos profissionais da área para que estejam aptos a elencar e desenvolver estratégias que aliem qualidade e criatividade. Assim, são capazes de gerar competitividade e produtividade para o setor.
O programa da Fundação Dom Cabral (FDC), à qual a PKT Desenvolvimento Empresarial é associada, ainda tem um grande diferencial: é uma pós-graduação em Gestão de Marketing e Estratégias Inovadoras de Mercado. Nele, os alunos ampliam sua capacidade crítica e visão sistêmica do negócio. É a oportunidade de equilibrar conhecimento técnico e habilidades comportamentais com ênfase em marketing. Inscreva-se agora mesmo, a próxima turma começa em abril de 2022!