As pequenas e médias empresas são um importante vetor de crescimento econômico: elas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e respondem por 54% do emprego formal no País — segundo dados do Sebrae. No entanto, nessa mesma esteira que evidencia seu poder, também estão os muitos desafios para assegurar a continuidade de suas operações e para que se mantenham competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico.
Afinal, se já não é tarefa fácil fazer a gestão correta de pessoas, ficar em dia com as obrigações tributárias, estar juridicamente aderente, montar estratégias para atrair — e fidelizar consumidores — e otimizar processos para se tornar mais produtivo e reduzir custos, imagine quando todas essas perspectivas precisam, concomitantes, ser atendidas.
É por isso que ter um hub de empresas especializadas em áreas diversas e complementares é fundamental e decisivo, principalmente às médias empresas. A soma de expertises pode gerar soluções e serviços integrados que abrangem praticamente todas as áreas sensíveis da empresa, trazendo sustentabilidade para o negócio.
Essa é a proposta do CNext, que integra soluções de contabilidade, gestão, jurídica, marketing e tecnologia. Conheça como essa rede colaborativa entrega soluções inteligentes que contribuem com a sustentabilidade e o crescimento das médias empresas.
Gestão para médias empresas: PKT Desenvolvimento Empresarial
Como grande parte das empresas brasileiras é de propriedade familiar, é comum que careçam de estruturas de governança corporativa para ter estabilidade legal e corporativa, para que questões familiares não influenciem na administração e para eliminar barreiras à expansão.
A PKT Desenvolvimento Empresarial é o braço do CNext que atua na profissionalização da gestão e na governança das médias empresas. O objetivo é aproximá-las dos agentes financeiros, permitir que repensem os modelos de negócios e tenham um olhar atento para oportunidades de fusão, aquisição ou mesmo parcerias.
O sócio-diretor da PKT, Leonardo Ramos Teixeira, conta que o papel da empresa no hub é redefinir a estratégia de gestão da empresa, definir indicadores de performance da organização, acompanhar periodicamente as metas, ampliar os horizontes, implementar diversas metodologias (em áreas como Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Operações e Logística, etc.) e fazer o intercâmbio entre organizações.
Além disso, tem duas metas como premissa: capacitar os gestores da organização para que os trabalhos tenham continuidade e melhorar significativamente os resultados econômico-financeiros.
Tecnologia para médias empresas: TOTVS Interior Paulista
As empresas que mais crescem atualmente são as que têm cultura e estratégia baseada em dados. Não apenas dados internos da operação gerados pela própria empresa, mas também externos: tamanho do mercado, indicadores de desenvolvimento da região, entre outros.
Isso porque as tomadas de decisões estratégicas baseadas em dados são mais assertivas. Mas estruturar — e organizar — esses dados é um grande desafio. Muitas áreas e processos das organizações ainda possuem controles paralelos, como planilhas, que dificultam a exploração dos dados gerados.
Para o CEO da TOTVS Interior Paulista, William Barbosa de Oliveira, o primeiro passo para uma cultura voltada a dados é a identificação de quais informações a empresa pretende trabalhar e quais indicadores deverão ser utilizados para medir o sucesso de determinada operação, área ou processo.
“E é importante determinar indicadores não só para avaliar o resultado final, mas também aqueles que indicam se o caminho para o resultado esperado está sendo cumprido. Em vendas, por exemplo, os indicadores de atingimento de meta apontam o resultado, mas indicadores relacionados a forecast, pipeline, oportunidades geradas, entre outros, mostram se a trilha para o resultado final está sendo seguida”, diz William.
Uma solução em tecnologia centraliza as informações em uma única plataforma para que os dados possam ser cruzados e transformados em insights que contribuam na tomada de decisão. Também é importante que a solução se integre com outras ferramentas para que seja possível ter alguns processos da empresa em softwares específicos.
A tecnologia da TOTVS Interior Paulista permite justamente uma visão mais integrada e abrangente da empresa por meio de diferentes prismas: gestão, contabilidade, marketing, tecnologia e jurídico. Isso possibilita a construção dos processos de forma mais estratégica e facilita a identificação dos melhores caminhos para uso dos dados.
Contabilidade: Atlas Inteligência para Gestão e Contabilidade
A transformação dos números em indicadores altamente estratégicos é o que faz da contabilidade um pilar decisivo para a tomada de decisão. É essa ciência que aponta com precisão a real situação da empresa e que ajuda a obter indicadores de liquidez tão importantes para nortear a decisão do gestor.
E como tomar uma decisão assertiva se tornou urgente em um mundo em constante mudança, confiar nos dados que se tem em mão é decisivo para alavancar um negócio. Do contrário, pode causar mais incerteza e desestabilizar a empresa.
A contabilidade deixou de ser sinônimo — há muito tempo! — apenas de apuração de impostos e regularidade com o fisco. A complexidade da tributação brasileira fez com que o parceiro contábil fosse indispensável — à regularidade, claro, mas também à segurança e à legalidade do negócio. Mais do que isso: a contabilidade é importante na estratégia por auxiliar com indicadores essenciais na tomada de decisão.
O CEO da Atlas Inteligência para Gestão e Contabilidade, Marcelo Voigt Bianchi, diz que não há mais espaço para empirismo. “Se é a contabilidade que traz dados precisos e organizados para direcionar o planejamento, não pautar o planejamento nos números entregues pela contabilidade é planejar no achismo”.
E é por isso que essa ciência também está na plataforma do CNext. A Atlas, com sede em Limeira/SP, é responsável pelo diagnóstico com o retrato da empresa e os caminhos que alavancam os resultados.
Marketing: Verbo Comunicação
A transformação digital, que vem em velocidade surpreendente nos últimos anos, trouxe impactos diretos em todas as áreas do negócio. Por sua vez, o consumidor e o cliente B2B também mudaram a forma de tomar decisão, o que acarretou em transformações no marketing.
Hoje o consumidor coloca em sua cesta de exigências a velocidade, tanto na entrega quanto na resposta e na resolução de problemas. Tudo isso fez com que a jornada do consumidor mudasse e, consequentemente, exigiu que as empresas redesenhassem essa jornada. Ou, no mínimo, atualizassem sua proposta de valor.
Segundo o sócio-diretor da Verbo Comunicação, Rodrigo Figueiredo, as empresas têm que se questionar: “será que aquele conjunto de serviços ou seu portfólio de produtos continua a atender as necessidades e expectativas do cliente?”
“Essa é uma reflexão bastante importante. Por isso, sempre digo que precisamos colocar em prática 3 verbos: acelerar, eliminar e experimentar”. Isso significa:
- Acelerar: é acelerar processos de tomada de decisão, transformação, decisões que tenham impacto mesmo que o risco seja alto.
- Eliminar: é eliminar as antigas práticas, os produtos, serviços e até mesmo etapas na jornada do cliente que não fazem mais sentido.
- Experimentar: é experimentar novas formas de distribuir o produto ou serviço, novas formas de contato com clientes e prospects, novas ferramentas para tornar a jornada do cliente mais eficiente.
São essas visões que serão entregues pela área de marketing no CNext às médias empresas. São informações valiosas de leitura do mercado, de concorrentes para incidir em criatividade e inovação. A Verbo Comunicação, com sede em Sorocaba, tem a premissa de ser provocativa e inteligente.
Provocativa porque tem capacidade de olhar para diferentes mercados e levar aprendizados e descobertas de um negócio para outro. Inteligente porque usa dados e argumentos relevantes para fazer essa provocação. Assim, contribui com as empresas para gerar ganho em produtividade, otimizar tempo e recursos.
Jurídico: Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados
O ambiente jurídico é desafiador. Não somente pelas mudanças recorrentes na legislação e novos entendimentos do poder judiciário, mas porque são soluções jurídicas efetivas que entendem o ambiente e a linguagem empresariais.
Por isso, a Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, de Campinas/SP, é mais um dos pilares do CNext. Segundo o sócio responsável pela área tributária do Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, Octávio L. S. T. B. Ustra, é importante atuar estrategicamente nos processos, o que será possível com a reunião de especialidades distantes para uma solução conjunta.
O CNext é uma grande oportunidade para as médias empresas que querem acelerar seu crescimento de maneira integrada e sustentável. Fale conosco e conheça mais benefícios que a plataforma pode levar à sua empresa!