Há pouco tempo, o termo “administração” era suficiente no que tangia aos negócios nas empresas, instituições de ensino ou saúde. Atualmente, no entanto, uma nova expressão ganhou força: “gestão empresarial”. Mas engana-se quem pensa que as nomenclaturas têm a mesma denotação.
Apesar de ambos fazerem parte do universo corporativo, eles apresentam conceitos distintos. De forma resumida, a administração controla toda a empresa, com tomada de decisões estratégicas; já a gestão empresarial é o conjunto de ações adotadas em busca de melhoria contínua dos resultados de uma organização, é o elo entre o estratégico e o operacional.
A administração, portanto, está mais focada no presente, enquanto a gestão empresarial controla o presente vislumbrando estratégias para o futuro. E nem é preciso refletir para chegar à conclusão de que é necessário profissionalizar a gestão, tornando-a eficiente, para que os processos e projetos da empresa alcancem os objetivos traçados e, mais ainda, melhorem resultados.
Afinal, startups, inteligência artificial, algoritmos analytics, modelos futuristas, inovações tecnológicas e transformação digital apenas garantem resultados exponenciais se estiverem atrelados à uma gestão sólida.
Gestão empresarial eficiente: por onde começar?
Práticas adotadas em grandes empresas também garantem bons resultados em negócios com gestão familiar, de pequeno e médio porte. Para que a gestão seja efetiva e sustentável, alguns pilares devem estar no topo das prioridades.
Resultados explícitos
A máxima de que o sucesso vem da humildade é válida para as gestões eficazes. Além disso, os resultados buscados pela empresa devem ser explícitos, sendo fundamental a disciplina para alcançá-los.
Líder exemplo
O líder deve liderar como exemplo, criar senso de urgência, saber elogiar e cobrar resultados, e reuniões frequentes entre os departamentos são as maneiras de discutir e padronizar o que deu certo e sugerir mudanças no que precisa de correções no percurso.
Clientes & Colaboradores
O relacionamento com os clientes e colaboradores jamais deve ser negligenciado. Práticas para fidelização dos clientes devem ser adotadas, bem como a capacitação da equipe e a prospecção para atrair novos talentos. Lembre-se: os lugares-chave da organização devem ser preenchidos pelas pessoas certas.
5 passos para a gestão empresarial estratégica
Para padronização de práticas que funcionaram e correção das que não prosperaram é mais que necessário planejamento, execução e checagem dos resultados. Contar com a ajuda de uma gestão empresarial estratégica auxilia em pelo menos cinco etapas desse processo:
-
Profissionalização da gestão e indicadores de performance
Durante a profissionalização da gestão, o foco deve estar em dois parâmetros: tanto nos processos e sistemas da organização quanto na competência dos líderes e colaboradores. Ao substituir estruturas e sistemas pouco eficientes e reduzir as lacunas de competência, a profissionalização levará a uma série de benefícios.
-
Estratégia de crescimento para o negócio
Para que a instituição cresça, os resultados buscados – em curto, médio e longo prazo – têm que ter definição explícita. As empresas devem se sobressair frente às concorrentes, sejam por produtos ou serviços exclusivos, seja pela credibilidade ou atendimento. Descobrir seu diferencial e investir nele é o caminho.
-
Investimento e Custos: melhoria dos resultados financeiros
Para crescer, é necessário investir, mas quando não há verba disponível, é fundamental fazer ajustes entre despesas e receitas. A otimização de processos tem como uma das consequências a diminuição de custos.
Entradas como dinheiro, tempo, insumos e esforços são reduzidos e evita-se desperdícios, prejuízos e despesas, gerando melhorias financeiras à empresa.
-
Atenção ao mercado para vender mais
Toda empresa que deseja aumentar suas vendas deve se atentar à dinâmica do mercado e suas mudanças constantes. Ações personalizadas para atender a um determinado nicho de pessoas são sempre recomendadas e, para isso, é preciso conhecer os players, concorrentes, ter uma visão macro dos fatores econômicos que podem interferir no seu negócio, acompanhar tendências e inovações.
-
Atração, retenção e desenvolvimento de talentos
Como novos talentos têm muito a contribuir com a empresa, é importante atraí-los para o ambiente de trabalho e, mais ainda, oferecer oportunidades e qualificações a fim de retê-los. Manter profissionais de sucesso exige dedicação.
Para garantia de uma gestão sólida e eficaz, os processos não são simples, mas podem ser desenvolvidos em parceria com uma empresa especializada. Comece já a colocar esses passos em prática e garanta mais competitividade para o seu negócio por meio de uma gestão empresarial profissional e estratégica!