As empresas de médio porte são fundamentais para a economia e o progresso do País. E com a pandemia, o mercado passou a impor desafios ainda mais complexos ao seu dia a dia, e as oportunidades de mercado passaram a exigir novas competências dos times que compõem essas organizações. Neste cenário, como buscar formas de acelerar seus negócios? A resposta é: contando com parceiros estratégicos.
Foi justamente com o propósito de ser esse parceiro estratégico que cinco empresas de áreas diferentes e complementares se uniram e, após uma jornada de trabalho e criação, desenvolveram o CNext, plataforma que integra soluções de contabilidade, gestão, jurídica, marketing e tecnologia. O lançamento da ferramenta aconteceu durante o encontro online no dia 11 de novembro e que reuniu os representantes das organizações que idealizaram o projeto.
- Tecnologia: TOTVS Interior Paulista, representada pelo presidente, William Barbosa de Oliveira
- Contabilidade: Atlas – Inteligência para Gestão, representada pelo presidente, Marcelo Bianchi
- Marketing e Comunicação: Verbo Creative Intelligence, representada pelo presidente, Rodrigo Figueiredo
- Gestão e Governança: PKT Desenvolvimento Empresarial, representada pelo presidente, Pádua Teixeira
- Jurídico e Tributário: Finnocchio & Ustra, representada pelo sócio-fundador Otávio Ustra
No encontro, eles explicaram como o CNext foi desenvolvido e como ele irá contribuir para alavancar o crescimento das médias empresas de acordo com cada área de atuação. A soma dessas expertises gera soluções e serviços integrados que abrangem praticamente todas as áreas sensíveis da empresa, trazendo sustentabilidade para o negócio.
O surgimento do CNext
Pádua Teixeira, presidente da PKT Desenvolvimento Empresarial, contou que, assim que a pandemia do novo coronavírus se instaurou no Brasil, muitos empresários ficaram sem rumo diante de um cenário de tanta imprevisibilidade.
Quando o governo brasileiro editou a medida provisória 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispôs sobre medidas trabalhistas, Pádua e Otávio (Finnocchio & Ustra) perceberam a necessidade de explicar o novo regulamento para representantes de médias empresas.
Com isso, surgiu um webinar intermediado pela PKT e que contou com 800 pessoas conectadas e mais de 3 mil acessos. Esse foi o primeiro de muitos outros encontros online que viriam acontecer durante a pandemia para auxiliar os gestores.
Também foi somente a primeira ação. Na sequência foi criado um DRE (Demonstrativo de Resultados de Exercício) com base caixa, em parceria com a Atlas – Inteligência para Gestão; um aplicativo para controlar a saúde de profissionais que estavam em home office, em parceria com a TOTVS Interior Paulista; um novo modelo de comunicação e marketing, em parceria com a Verbo Creative Intelligence.
Gestão de médias empresas
Todas essas ações conjuntas ocorreram diante da necessidade que as médias empresas tinham frente a esse novo desafio — a pandemia do coronavírus. Até que surgiu a ideia, em uma das reuniões da PKT Desenvolvimento Empresarial, em trazer uma solução mais integrada, um serviço colaborativo, que ajudasse as empresas em todas as suas áreas sensíveis.
Atlas, TOTVS, Verbo e Finnocchio & Ustra abraçaram a ideia e o resultado foi o CNext, uma rede colaborativa desenvolvida por um grupo unido pelos mesmos valores e princípios para entregar soluções inteligentes às médias empresas.
Como os dados ajudam na evolução das empresas
Com experiência acumulada de mais de 30 anos no mercado de software e gestão empresarial e atendendo mais de 2 mil empresas nas regiões de Sorocaba, Jundiaí, Campinas, Limeira e Ribeirão Preto, a TOTVS Interior Paulista entende que informação confiável, ágil, assertiva e em grande quantidade permite decisões de qualidade, que transformam dados em inteligência.
Do mesmo modo, é possível direcionar os negócios para a disrupção, para criar outros métodos de trabalho e ainda outros tipos de abordagem ao mercado. E há uma certeza: quem não embarcar ficará pelo caminho. Então a TOTVS endereça isso através das plataformas com foco em três pilares: a gestão operacional, a business performance e, mais recentemente, a techfin.
Para o presidente da TOTVS, William Barbosa de Oliveira, o CNext representa, em uma única palavra, sinergia. “Isso porque não basta ter somente um software bem elaborado e de qualidade. É preciso preencher a lacuna para a má organização, o baixo envolvimento de lideranças e a falha no entendimento de processos. Tudo o que o CNext fará.”
A contabilidade como suporte para a tomada de decisões
A Atlas – Inteligência para Gestão é uma das maiores organizações contábeis do Brasil, com 32 anos de atuação, mais de 400 clientes e que desenvolveu um diagnóstico empresarial que contempla as áreas de vendas, finanças, fiscal e econômica para identificar a maturidade de gestão dos seus clientes.
Para Marcelo Bianchi, presidente da Atlas, a contabilidade é a ciência mais perfeita que existe, porque tem condições de apresentar informações para as empresas de modo a basear todo o planejamento. E ele não se refere somente à área fiscal. “Se o empresário não toma decisões em cima da contabilidade e em informações econômicas que estão ali, ele realmente tem uma grande desvantagem.”
A agilidade e a acuracidade das informações passam a ser grandes diferenciais para levar empresas ao sucesso.
Como ser relevante quando todos estão conectados
A Verbo Creative Intelligence, com 19 anos de experiência, traz resposta criativa para resolver os problemas de negócios. Ela atua praticamente em todas as áreas de comunicação por meio de três pilares: estratégia, tecnologia e marketing. Além disso, desenvolveu um conjunto de soluções focado no mercado B2B.
Com base na premissa de que os consumidores estão cada vez mais conectados, em diferentes plataformas e ao mesmo tempo, o presidente da Verbo, Rodrigo Figueiredo, diz que as empresas — independentemente do seu tamanho e segmento — precisam se perguntar como elas podem ser relevantes nesse cenário. É preciso definir:
1º) Proposta de valor da empresa
Isso pode ser feito olhando para o mercado.
2º) Leitura do mercado
O mercado tem condição de absorver o que a empresa está oferecendo? Qual é a dor do mercado? E também é preciso olhar para dentro da empresa: ela tem condição de atender essa necessidade? Que incremento é preciso fazer no serviço? Assim é possível ver se a proposta de valor é relevante para o público.
3º) Jornada do cliente
Definida a proposta de valor diante da leitura do mercado, é importante ver qual é a jornada que o cliente faz. Quais são os pontos de contato que o cliente tem até chegar no ponto de conversão e fechar negócio com a empresa?
Rodrigo acredita que, como todas as empresas podem ter acesso às mesmas informações, o que as diferencia é a criatividade. “É entender como ser criativo no ponto de contato com o cliente para mexer com o emocional dele e fazê-lo adquirir o produto ou serviço.”
Neste contexto, o CNext surge justamente como uma ferramenta criativa e de inovação para empoderar as empresas para serem mais relevantes e terem mais resultados.
“A PKT Desenvolvimento Empresarial fará o diagnóstico empresarial e definirá as melhores práticas de gestão, a Atlas entra com leitura de contabilidade, a Finocchio & Ustra com leitura tributária e jurídica. Isso tudo em um ambiente todo cercado de tecnologia da TOTVS. Essa ‘casa arrumada e estruturada’ terá suas forças potencializadas com as ferramentas de marketing”, explica Rodrigo.
Para solicitar seu diagnóstico empresarial, cadastre-se aqui.
Soluções jurídicas efetivas vão além do pressuposto legal
O ambiente jurídico é bastante desafiador nesse momento em que o País está passando por muitas mudanças na legislação e novos entendimentos do poder judiciário, mas para Otávio Ustra, sócio-fundador da Finocchio & Ustra (FIUS), esse não é o “X da questão”.
Isso porque o escritório entende que o pressuposto legal é imprescindível, porém obrigatório. O grande diferencial em soluções jurídicas efetivas é entender o ambiente e a linguagem empresariais. “Sem isso, não há entendimento jurídico que dê suporte realmente efetivo.”
Com 18 anos de história, cerca de 160 profissionais e reconhecido por apresentar soluções completas e integradas nas diversas áreas de atuação, o FIUS avalia que é importante atuar estrategicamente nos processos e por isso entendeu a importância de reunir especialidades distantes para uma solução conjunta, integrada e sustentável: o CNext.
Ao final do encontro, Pádua Teixeira comentou como está vendo o momento atual das empresas de porte médio do Brasil e como o CNext poderá fazer o sincronismo nas organizações com base em suas necessidades. “Nós iremos oferecer o serviço que a empresa está precisando com a qualidade que está procurando’, diz o presidente da PKT Desenvolvimento Empresarial, organização associação à Fundação Dom Cabral e que tem vasta experiência em auxiliar outras empresas a estruturar a gestão e a governança dos seus negócios, preservando a harmonia familiar.