
“Será que devo fazer uma pós-graduação?”. Provavelmente esse tipo de pergunta já deve ter passado pela sua cabeça, afinal, as necessidades do mercado mudam o tempo todo. Apesar disso, é importante saber que entre aqueles que entendem do assunto — recrutadores, coaches e professores — algo é unânime: um candidato com uma pós-graduação terá uma considerável vantagem em relação aos outros em um processo de seleção.
Mas atenção! Não vale escolher um curso apenas para “engordar” o currículo. E é fácil entender o porquê. Se você fosse gestor em uma empresa e precisasse preencher uma vaga, quais requisitos avaliaria em um candidato? Dentre eles, certamente estaria uma pós. Mas valeria uma pós de qualquer instituição? Não! Assim como o candidato, ela também precisaria seguir alguns critérios.
Um bom começo é procurar uma pós-graduação que tenha aplicabilidade direta com seu objetivo. Esse é o caso do Programa de Especialização em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC), que traz cases reais para dentro da sala de aula, conferindo habilidades técnicas ao aluno.
Para que você possa entender mais sobre esse assunto, entrevistamos Andrea Vanni Guerra, gerente dos Programas de Especialização da FDC, que destacou quatro diferenciais do programa da instituição.
Conceito aplicado
O Programa de Especialização em Gestão de Negócios que a FDC traz para Campinas, através da sua associada PKT Desenvolvimento Empresarial, conta com uma estrutura remodelada e inovadora. Isso porque o desenvolvimento do aluno se dá a partir do entendimento do seu papel e de suas responsabilidades nas perspectivas individual, organizacional, social e global.
“Eu costumo reforçar que este foi um programa que teve seu escopo todo revitalizado e alinhado aos grandes desafios de desenvolvimento para uma gestão diferenciada e voltada para resultados. Um programa que segue uma característica da Fundação Dom Cabral que é trabalhar sempre o conceito aplicado: conteúdo X vida real. Ou seja, o de conseguir aplicar todo conteúdo nos contextos de trabalho”, explica Andrea.
Autoconhecimento
Por meio do conteúdo programático, o aluno tem acesso a ferramentas capazes de provocar uma mudança em seu mindset. Ele passa a trabalhar o entendimento do processo de aprendizagem e o funcionamento do cérebro.
“O autoconhecimento é uma disciplina do programa e que está ligada à liderança, que é fundamental para atuação diferenciada. Além de promover reflexões de carreira”, conta a gestora.
Trabalho de Conclusão de Curso
Em formato de portfólio, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do programa busca reunir as experiências e realizações do aluno. Trata-se de uma metodologia bastante atualizada e que comprova como ela está alinhada aos melhores programas de formação gerencial.
“Sabemos que, atualmente, não existe mais aquele currículo tradicional de alguns anos atrás. O que os empregadores, empreendedores e investidores querem saber é do seu portfólio de realização. Por seguir esse novo formato, o nosso TCC ajuda o participante a refletir sobre o seu processo de aprendizagem”, assegura.
Formação da turma
Estimular o desenvolvimento pessoal é, sem dúvida, uma das premissas do Programa de Especialização em Gestão de Negócios da FDC. Desse modo, quanto mais qualificados forem os colegas, melhor será a troca e o networking. Daí a preocupação em compor uma turma altamente capacitada.
“Sabemos que o mercado valoriza muito a qualidade da turma. E aqui conseguimos trabalhar isso a partir de um processo seletivo cuidadoso, rigoroso e que procura conhecer bem o perfil de quem se candidata. Nem sempre o participante é tão senior; às vezes ele é pleno ou está em fase inicial da carreira, mas tem um perfil atitudinal muito diferenciado e pode compor a nossa turma. A aprendizagem colaborativa é muito importante”, finaliza Andrea.
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