Pense em uma pessoa que você admira como líder e responda: o que é liderança para você? É personalidade? Carisma? Comportamento? Habilidade de lidar com pessoas? Inteligência? Habilidade com negócios? QI?
Independentemente do que você tenha considerado acima, uma coisa é certa: não há uma única resposta correta. Provavelmente muitos dos aspectos citados, somados a competências técnicas e comportamentais, compõem o perfil “ideal” do que se espera de uma liderança.
No entanto, por mais diversa que seja a teoria sobre os papéis e responsabilidades do líder, há um desafio muito latente na rotina destes gestores atualmente. De que forma devem se preparar para não só exercer a liderança e a gestão de suas equipes, como também conduzir processos diante do ambiente de transformações e ruptura digital? Atuando de maneira consciente acerca do impacto do seu estilo comportamental diante dos estilos das pessoas de suas equipes? Com autoconhecimento para tomar as decisões mais acertadas para sua própria carreira e também a carreira das pessoas? E de modo a direcionar melhor seus esforços, compondo equipes cada vez mais autônomas e que apresentem resultados cada vez mais sustentáveis?
Líder de Impacto
Foi pensando neste cenário que a Fundação Dom Cabral (FDC) desenvolveu o Programa de Liderança de Impacto: Conexão e Ação Para Resultados. Com embasamentos de neurociência, psicologia positiva, mindset de crescimento e outras metodologias, o programa convida à exploração de novos caminhos para a gestão de impacto a partir do exercício consciente da liderança.
Público-alvo
A ementa foi desenvolvida com foco em gestores que possuem o objetivo de ampliar suas possibilidades de atuação, que são desafiados a buscar resultados cada vez mais elevados e que compreendem que a base de uma liderança eficaz está no autoconhecimento.
Objetivos do programa
Estimular e promover o desenvolvimento de líderes de vanguarda, para que alinhem propósitos pessoais e organizacionais e ampliem a capacidade de explorar o potencial de suas equipes e sustentar resultados de excelência.
Conteúdo
- Inteligência intrapessoal;
- Liderar com consciência: gestão de intenção e gestão de expectativa;
- Autoconhecimento: entendimento do perfil DISC e Motivadores;
- Motivação 2.0 e motivação 3.0;
- Compreensão dos motivadores que impulsionam o comportamento;
- Autocontrole: o QA (quociente de adversidade como diferencial competitivo);
- Liderar os outros;
- Funções gerenciais: alinhamento com a estratégia da organização;
- Inteligência interpessoal: empatia e sociabilidade;
- Teoria U: suspendendo as vozes do julgamento, do cinismo e do medo;
- Postura assertiva na liderança;
- Feedback e coaching para performance tendo como base o diálogo.
Diferenciais
Por meio de uma abordagem diferenciada, a formação propõe um desafio aos líderes, para que reflitam sobre a possibilidade de elevar a gestão das pessoas a um novo patamar em termos de potencial humano. Um cenário de bons resultados pode se converter a resultados excelentes quando as lideranças estão mais preparadas para desenvolver equipes. Também fornece apoio por meio de materiais complementares contendo testes, artigos e sugestões de atividades práticas para que os participantes possam replicar em suas equipes possibilitando transformar os conteúdos aprendidos em ações cotidianas.
Outro destaque do programa é a forma como estimula a compreensão sobre facilidades e dificuldades comportamentais das pessoas, viabilizando um entendimento muito mais consistente sobre o perfil de liderança de cada participante. Torne-se já um líder de impacto.
Informações adicionais
Próxima turma: de 20 a 22 de agosto de 2019
Carga horária: 24 horas
Local: Comfort Suites Alphaville, Rua Embiruçu, 300 – Alphaville, Campinas (SP)