De quatro em quatro anos, até mesmo quem não costuma acompanhar futebol se vê envolvido pelo clima de Copa. Até porque, vamos combinar, esse campeonato mundial vai além do futebol: é mobilização, é confraternização e também é negócio. Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 20% das empresas acreditam que o torneio vai ajudar no aumento do faturamento da companhia.
A competição acaba sendo uma oportunidade de conquistar clientes e recuperar a lucratividade, principalmente para as pequenas empresas. Mas há algumas lições que todas as organizações podem aprender com a Copa. E, agora, estamos falando especificamente das partidas, de times e técnicos que inspiram e motivam rumo a um objetivo final.
Para este conteúdo, separamos algumas reflexões que ajudam, principalmente, na gestão de pessoas. Confira!
5 coisas que as empresas podem aprender com a Copa
Uma equipe alinhada é um poderoso alicerce
Você consegue imaginar como seria uma partida de futebol em que cada um jogasse por si, sem se importar com a posição exata do outro jogador? Veríamos passes errados, gols perdidos, faltas desnecessárias, impedimentos… um desastre. Tudo por não haver um alinhamento prévio.
A mesma dinâmica vale para os negócios. É impossível manter uma equipe unida se cada um não sabe o que compete a si e o que compete ao outro para que todo o time chegue ao objetivo comum. Um alinhamento entre os membros é o que garante que cada um saiba o seu papel. Mais do que isso: é o que garante que o melhor de cada um será aproveitado para ganhar o campeonato.
Cada profissional tem suas habilidades e pontos de melhoria. Um bom líder é aquele que explora esse conjunto da melhor maneira para que a equipe se sobressaia e ganhe vantagem no campo competitivo do mercado.
Ter objetivos claros e definidos é fundamental
O principal objetivo de um clube de futebol é bastante claro: ganhar campeonatos. Para isso, é preciso vencer partidas, o que só acontece se o time fizer mais gols que tomar. Todos esses pontos precisam ser compreendidos por todos, sem exceção. É por isso que o time trabalha em sintonia para que haja um ataque de primeira e uma zaga eficiente.
Nos negócios, não adianta dedicar horas para desenvolver uma boa estratégia se a sua equipe não absorver de maneira fácil os objetivos a serem alcançados. Metas estratosféricas e sem dimensionamento acabam se tornando inatingíveis. Se no futebol é fácil saber se o time ganhou ou perdeu, na sua empresa também deve ser simples entender se a equipe está perto ou não do objetivo – ao menos com relação às metas de curto prazo.
Outro ponto que merece atenção é entender qual a melhor estratégia para chegar ao objetivo final. No meio do caminho, talvez seja preciso mudar o jogo tático e fazer substituições.
Todos os setores devem estar integrados
Se um jogador é incapaz de ganhar um campeonato sozinho, não pense que é tão simples quando os 11 jogadores entram em campo. Por mais que eles sejam os protagonistas, todos os profissionais que compõem o plantel do clube são igualmente essenciais para que toda a equipe chegue ao objetivo principal.
Sem o fisioterapeuta não há condicionamento físico nem recuperação, sem o nutricionista não há equilíbrio, sem a diretoria não há planejamento, sem a comissão técnica não existe estratégia e sem cada um dos jogadores não há partida.
O mesmo acontece dentro de uma empresa. É uma grande responsabilidade para o líder deixar clara a importância de cada um ali dentro. Essa junção entre campo e vestiário é capaz de unir ainda mais o time e garantir que cada um fará o possível para que, no final, todos ganhem.
A importância do benchmarking
Sua estratégia pode ser impecável, sua equipe pode trabalhar com um padrão muito bem estruturado. Contudo, se não houver adaptações que visem neutralizar as ações dos adversários, as chances de sofrer uma derrota crescem exponencialmente.
No mundo dos negócios, por mais que não caiba a palavra “neutralizar”, é sempre importante fazer o benchmarking. Ou seja, um estudo da concorrência: analisar o trabalho dos seus concorrentes para entender o que está em alta no segmento e o que você pode mudar ou aperfeiçoar em seu negócio.
E não precisa ser apenas no mesmo segmento: observar quem está no topo de outros segmentos ajuda a fomentar o crescimento e o sucesso do seu empreendimento. Há boas práticas que valem para qualquer negócio. Nesse caso, se faz um benchmark.
Na vitória ou na derrota, é preciso fazer um balanço
Nenhuma equipe ganha sempre, nem mesmo as melhores. Por mais que conte com grandes nomes, investimento e um plano bem executado, as derrotas chegam. Faz parte do futebol, da vida e do mundo dos negócios. Mas a atitude perante esses percalços é o que conta. Analisar o que foi feito de errado, quais são os pontos de melhorias e como ajustar o caminho para que isso não volte a acontecer pode garantir que o balanço final seja sempre positivo.
Da mesma forma, as vitórias também devem ser analisadas. Sempre há possibilidade para melhorias. Além disso, ter um diagnóstico sobre as vitórias auxilia na hora de incluir os pontos de sucesso nos próximos planejamentos.
Se no futebol essa análise é realizada por meio de vídeos, pesquisas e anotações, na empresa é por meio de métricas. Elas ajudam a entender quais ações precisam ser tomadas, além de promover uma melhoria contínua baseada em fatos e dados. As métricas contribuem para compreender aquilo que impactou nos resultados da empresa e direcionar para as perspectivas futuras.
Pekatê Brasil: apoio para os negócios
Assim como no esporte, sua empresa também pode contar com o respaldo de especialistas para garantir uma performance cada vez melhor e mais estruturada. Os projetos da consultoria da Pekatê Brasil são desenvolvidos de maneira customizada por profissionais com vasta experiência de mercado, que atuam de modo a entender as particularidades do seu negócio e oferecer as melhores soluções.
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