Desde que a sua empresa saiu do papel, muita coisa aconteceu, certo? Provavelmente o processo de criação dela foi semelhante ao de outras: você escolheu um local, contratou um escritório de contabilidade, definiu o time de colaboradores, quem seriam os seus fornecedores e parceiros, e quem estaria à frente do time de vendas. Mas, assim como outras companhias do seu segmento, concentrou poucos esforços em criar um departamento de marketing.
Inicialmente pensou que um colaborador não especializado pudesse dar conta disso, afinal, seriam apenas alguns contatos com gráficas, envio de e-mails e publicidade nos jornais locais e revistas especializadas. Não havia a necessidade de ter um departamento de marketing, isso era apenas para as grandes empresas.
Ainda que sua empresa tenha prosperado por muitos anos com este modelo de negócios, a crise chegou e exigiu das empresas muito mais profissionalismo para lidar com as quedas nas vendas e o aumento da concorrência.
Marketing: uma nova realidade para o seu negócio
Caso essa tenha sido a realidade do seu negócio, ainda que sua empresa tenha prosperado, ela está perdendo chances claras de aumentar a sua lucratividade. É preciso esquecer a imagem do departamento de marketing como aquele com funções apenas operacionais.
Independente do tamanho de sua empresa, encare-o como uma ferramenta estratégica, cuja finalidade é ajudar seu negócio a conhecer e entender o mercado, bem como dá um norte sobre como se posicionar nele de forma competitiva e como consequência, melhorar a performance dos resultados.
Para auxiliar empresários que buscam reverter este cenário, convidamos uma de nossas professoras aqui na PKT, a economista e gestora de marketing, Yumi Tuleski, para listar os 3 passos para quem quer começar a criar um departamento de marketing.
Confira!
Passo 1 – Olhe para fora
Entenda que sua empresa precisa olhar para o mercado e não somente para os processos internos. Isso significa que para que seja uma prática realmente estratégica, é importante analisar alguns pontos como perfil do público-alvo, quem são os concorrentes, os produtos ou serviços oferecidos, além dos preços comercializados.
“O mercado muda constantemente, assim como as pessoas. É preciso, portanto, que as empresas passem a ter o seu olhar orientado para o cliente e não somente para os seus processos. Não dá mais para acreditar que a culpa é do cliente quando ele não acha que o seu produto é o melhor”.
Passo 2 – Capacite a equipe
Conte com profissionais capacitados que saibam identificar os desafios do negócio.
“Separe o time de vendas da equipe de marketing. O intercâmbio de informações é constante entre eles e os primeiros serão responsáveis por executar as estratégias elaboradas pelos segundos.
Passo 3 – Mude sua empresa
Esteja aberto a mexer na estrutura da empresa.
À medida que você conhece o seu público e passa a considerá-lo como peça-chave do seu negócio, é preciso estar preparado para interagir com ele e a considerar possíveis mudanças.
“O perfil do consumidor já não é o mesmo de anos atrás, assim como a forma de se relacionar com ele. Isso significa que muito do que você acredita hoje pode cair por terra amanhã. Portanto, esteja pronto a promover uma mudança dentro da sua organização, caso seja necessário”.
Agora que você já conhece o caminho para iniciar um departamento de marketing eficiente, que tal deixar o seu time mais preparado? A PKT Desenvolvimento Empresarial acaba de lançar o curso Marketing 1.0.
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