Você já concluiu a faculdade, mas sabe que ainda tem muito o que aprender para realizar seus objetivos profissionais. Independente da sua área de atuação, as inovações estão por todos os lados. E é surpreendente a rapidez com que surgem novos produtos, métodos ou tecnologias. Novos paradigmas desafiam os fluxos organizacionais das empresas. Fazer uma pós-graduação em Gestão de Negócios é uma oportunidade para aprender sobre o que o mercado de trabalho está demandando, aprimorar suas competências e te subsidiar com ferramentas e conhecimento que podem contribuir no sucesso da sua jornada profissional.
Ainda assim, a escolha pelo curso ou instituição ideais pode ser permeada por dúvidas ou incertezas. Preparamos uma série de Mitos e Verdades para ajudar a esclarecer os principais pontos. Confira:
-
Fazer uma pós-graduação não é mais um diferencial ⇒ MITO
Estamos vivendo um momento de alto desemprego e, paralelamente, de amplo acesso à graduação. Apenas o diploma de ensino superior deixou de ser uma garantia de bom emprego. Portanto, aqueles profissionais mais bem capacitados terão vantagem na disputa por uma promoção ou na busca por recolocação profissional.
-
O curso traz uma visão geral sobre negócios ⇒ VERDADE
Uma especialização em gestão de negócios abordará as diferentes disciplinas sob um ponto de vista amplo e sistêmico. É o caso da Pós-Graduação em Gestão de Negócios da Fundação Dom Cabral (FDC), em que os alunos aprendem sobre cada área de negócios – finanças, marketing, RH etc – e de que forma elas se inter-relacionam. Esta estrutura viabiliza a formação de um profissional de perfil mais estratégico e com visão holística do mercado e da empresa.
-
Exige muita dedicação ⇒ VERDADE
Além do investimento financeiro, a pós-graduação requer dedicação de tempo para as aulas, trabalhos em grupo e leituras. Estabelecer uma rotina e fazer um planejamento, com foco em produtividade, é a chave para inserir o estudo dentro da sua rotina e conciliá-lo com trabalho e família.
-
Só serve para quem trabalha em grandes empresas ⇒ MITO
Não importa se você é autônomo ou trabalha em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Os conhecimentos e a visão que um curso como este proporcionará serão úteis em diferentes circunstâncias, inclusive na sua vida pessoal.
-
Criatividade é coisa para artista ⇒ MITO
Com o dinamismo dos mercados, as empresas estão demandando cada vez mais profissionais que saibam atuar com a imprevisibilidade. A criatividade torna as pessoas mais versáteis, positivas e inovadoras. Aprender e aplicar conceitos técnicos, aprendidos em sala de aula, de maneira prática na rotina corporativa é altamente valorizado pelas empresas. Isso porque elas querem mais do que executores em seu quadro de funcionários. Buscam pessoas com autonomia para apontar oportunidades e propor mudanças.
-
Vale a pena apenas pelo diploma ⇒ MITO
Este item serve para (quase) tudo na vida. Fazer alguma coisa simplesmente por fazer, sem compreender as motivações e os resultados esperados, provavelmente não vai te levar muito longe. Aproveite! A especialização é uma ótima oportunidade de aprendizado, colaboração e networking. Afinal, não se trata apenas de conhecimento, mas o que está além das paredes da sala de aula.
Uma coisa é certa: o profissional que não demonstrar interesse em aprender e se atualizar está fadado à estagnação. Tomar as rédeas de sua carreira só depende de você. Será que não chegou a hora de conectar as necessidades do mercado com seus objetivos e buscar uma especialização em gestão de negócios que realmente contribua para o seu sucesso nesta jornada? Saiba mais detalhes sobre como se tornar um líder do futuro aqui.