Em outubro de 2020, uma coordenadora de engenharia de dados gravou um vídeo contando sobre como era a vida do profissional de Tecnologia da Informação (TI). De maneira bastante direta, ela disse que “todo dia você acorda desatualizado”. O vídeo viralizou na internet e muitos profissionais se identificaram com a sua fala.
Primeiro, os que atuam com tecnologia, dados e segurança da informação — e que ficaram ainda mais sobrecarregados em meio à pandemia da Covid-19. Mas também profissionais de outras áreas que têm a mesma sensação de praticamente todo dia acordarem desatualizados. Um deles é o profissional de marketing.
A evolução do marketing ao longo dos anos
Quando fazemos um comparativo entre os anos, fica fácil entender por que o profissional de marketing se sente desatualizado. Antes do advento da internet, o foco da área de marketing estava exclusivamente nos produtos, cujas características e benefícios eram difundidos em veículos de comunicação como jornais, revistas, rádios e TV – e também por meio de outdoors e panfletagem.
Com o tempo e aumento da concorrência, as empresas começaram a ouvir mais sua audiência: entender seus desejos e necessidades para personalizar a venda. E a internet veio para consolidar essa nova visão. O foco deixou de ser apenas o produto para também estar na forma como as vendas eram feitas e no efeito causado no consumidor.
Nessa nova jornada, as inovações tecnológicas se tornaram ferramentas favoráveis – e essenciais. Então a mudança que começou com a tecnologia impactou a área de marketing e vendas. De um lado, de maneira positiva, porque a enorme geração de dados permite que as empresas foquem em estratégias digitais que conseguem atrair um público cada vez mais qualificado.
Do outro, de maneira bastante desafiadora: para encontrar a melhor estratégia, é preciso traduzir os algoritmos, entender a melhor plataforma para cada tipo de audiência, analisar as ferramentas e plataformas ideais para o negócio, fazer benchmarking e acompanhar as inovações.
Inteligência criativa: combinação de dados e criatividade
Se não houver uma pessoa capaz de compreender e analisar os dados, eles são apenas números. Isso significa que, por mais que a tecnologia seja fundamental para auxiliar em uma gestão mais efetiva e coerente, é preciso um profissional preparado para entender e utilizar as ferramentas e os dados disponíveis a favor dos negócios.
O impulso para o desempenho está justamente na combinação entre dados assertivos e criatividade humana. Essa junção tem sido chamada de inteligência criativa – e é o que esperamos para o futuro do marketing. Assim, será possível apontar quais dados (e como) podem impactar o rendimento dos negócios, munindo as empresas com uma gestão de informações que levará a ações pertinentes e certeiras.
Os profissionais de marketing têm à disposição um leque enorme de recursos de dados e análises que podem ser o ponto de partida para a criação de planejamento. A ideia é unir esse conhecimento com a criatividade humana a fim de identificar quais elementos podem ser melhor explorados para alcançar resultados superiores. Enquanto a Inteligência Artificial oferece informações rápidas e escalonadas, a gestão de marketing identifica e age criativamente para atingir os objetivos propostos.
Esse processo criativo inteligente viabiliza uma análise em tempo real sobre o impacto das ações de marketing, transmitindo a confiança de que as escolhas certas foram tomadas – e apresentando dados que suportem essa decisão.
Mas, para chegar nesse nível de desenvolvimento de negócio, é preciso estar atualizado. Obviamente a experiência tem um peso importante na balança, porém é preciso entender quais são as ferramentas disponíveis e as melhores estratégias para unir esse conhecimento aos dados. Ou seja, a tecnologia vem para impulsionar o profissional que já está capacitado.
Desenvolvendo estratégias inovadoras de mercado
Contar com uma base teórica e com o auxílio de profissionais da área é sempre uma forma efetiva de avançar seu potencial. No caso da gestão de marketing, uma especialização pode entregar todas as ferramentas necessárias para a compreensão do mercado e das estratégias inovadoras que já foram testadas por outros profissionais. Essa é a premissa da pós-graduação em Gestão de Marketing e Estratégias Inovadoras de Mercado oferecida pela Fundação Dom Cabral (FDC), à qual a Pekatê Brasil é associada.
A FDC está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo, oferecendo conhecimento de alta qualidade a profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos e alavancar suas carreiras. Na pós-graduação em Gestão de Marketing e Estratégias Inovadoras de Mercado, o intuito é trazer conteúdos alinhados com o mercado atual e que façam com que os alunos atinjam grandes resultados na prática.
O programa prepara profissionais para alcançar resultados de negócios superiores ao desenvolver competências para gestão em mercados cada vez mais complexos, com novas dinâmicas, marcados pela instabilidade e pelo grande volume de informação. A FDC conta com a experiência de um corpo docente de reconhecida atuação no mercado e tem como um dos seus diferenciais ajudar a criar um ambiente em sala de muito networking e troca de vivências.
A pós-graduação possui carga horária de 450 horas, divididas em aulas quinzenais, o que permite uma melhor adequação às agendas dos participantes. O conteúdo programático tem 4 percursos:
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