A todo momento somos convidados a tomar decisões em nossas vidas. Das mais simples, entre comer ovo ou iogurte no café da manhã, às mais complexas, como quando escolhemos qual investimento iremos manter para o próximo mês. Por mais que grande parte dessas ações pareça ser realizada sem muita análise, sempre consultamos a nossa mente para saber se aquilo faz sentido ou não. Isso tem nome e pode ser muito produtivo para sua empresa. Estamos falando de sensemaking.
Neste artigo, entenda o que é sensemaking e por que vale a pena começar a olhar para esse conceito de maneira mais atenta para trazer benefícios ao seu negócio.
O que é sensemaking?
Sensemaking nada mais é que a capacidade humana de criar sentido para uma situação ou problema. Ao dar significado às coisas, elas passam a ser compreendidas com mais facilidade – e contribuem para a tomada de ação.
Isso já acontece em nossas vidas: quando pensamos em usar uma colher para tomar uma sopa, ao invés do garfo, ou quando, no meio acadêmico, os docentes transformam conceitos complexos em situações que fazem sentido para quem está escutando. Tudo isso é sensemaking.
Mas, então, o que há de diferente?
Simples! Estamos vivendo na Sociedade da Informação. Com a era digital, há um aumento significativo – e diário – de novas informações. Com a avalanche de dados, o sensemaking se torna vital para filtrar tudo o que recebemos e transformar em algo plausível e de fácil compreensão.
Quanto mais caminhamos nas inovações que a Indústria 4.0 trouxe à tona, mais importante se torna ser um gestor sensemaking. Essa competência contribui para entender o que fazer com os dados produzidos pelas máquinas, englobando a vivência e o contexto fora do tecnológico para transformar tudo isso em tomadas de decisões – ou ações propriamente ditas.
Como o seu negócio pode ser beneficiado
O mundo atual é volátil, incerto, complexo e ambíguo. São os dados trazidos pelas novas tecnologias e inovações que nos ajudam a superar os obstáculos e desafios desse mundo tão peculiar nomeado de VUCA. Porém, todas as informações, sem uma análise, não significam nada. É preciso que alguém seja capaz de interpretar e dar sentido àquilo que foi coletado. E é nesse ponto que o sensemaking pode fazer toda a diferença.
Quando implementado, ele contribui para uma adaptação às mudanças de forma rápida e efetiva, já que é possível entender com mais facilidade o que está acontecendo no mundo. Líderes com essa competência analisam as forças da mudança, as incertezas que podem ser críticas para o negócio e imaginam cenários possíveis para contornar a situação.
Dessa forma, a empresa é guiada a tomar decisões muito mais assertivas. Isso porque está respaldada por uma análise completa do ambiente. Além disso, toda a comunicação com a equipe é facilitada, já que um dos pontos mais importantes do sensemaking é justamente transformar conceitos complexos em explicações de fácil compreensão.
Por que vale a pena olhar para o sensemaking?
Já sabemos da importância de coletar dados. Também entendemos que uma análise permite identificar quais deles são importantes para cada tomada de decisão que envolve a gestão. No entanto, no mundo moderno somente esses dois pontos já não são mais suficientes. O sensemaking vai além: busca entender o que aqueles dados querem dizer no contexto em que a empresa está inserida. E, mais do que isso, utiliza das vivências e experiências para dar sentido às conclusões.
Outro ponto que merece destaque é a transformação desse aprendizado em explicações de fácil compreensão. É muito comum atualmente os gestores concentrarem em si os mais diversos e variados conteúdos obtidos pelas análises. Na maioria das vezes, são conclusões complexas e de difícil compreensão para muitos colaboradores da equipe – e até mesmo para si mesmo.
Um dos objetivos de aplicar o sensemaking é justamente organizar esses conteúdos e utilizar de ferramentas para transmiti-los de maneira mais simples. Seja por meio de uma história ou apresentando casos de sucessos da própria empresa. Dessa maneira, toda a equipe estará alinhada e pronta para enfrentar as mudanças planejadas. Vale lembrar que os verdadeiros líderes são aqueles com capacidade para guiar um time entre os desafios até chegar ao sucesso.
O sensemaking também é uma ótima ferramenta para aprender sobre mudanças de mercado, por desenvolver essa visão mais holística do que se passa fora da empresa. É uma visão que pode trazer vantagens na hora de lançar um produto ou resolver problemas inéditos para a organização.
Por onde começar?
Sensemaking é um estímulo aos sentidos. Ao ampliar sua percepção sobre o ambiente, sobre si e sobre os dados, é mais fácil romper bolhas e reestruturar estratégias que não estão funcionando. O primeiro passo é entender que empresas são complexas e o fator mais importante dentro dela é justamente o ser humano.
A equipe também precisa estar em sincronia, trabalhando junto para sair do “piloto automático” e percebendo todas as nuances que estão impactando o presente e o futuro da organização. Cada pessoa dentro do negócio é uma peça-chave – e todos precisam atuar em colaboração.
Para isso, utilize ferramentas que transformem conceitos complexos e dados em materiais visuais. Um canva do modelo de negócios ou quadros de gestão à vista são recursos que facilitam a compreensão de todos os colaboradores. Abra espaço para o que fazemos, praticamente, desde que existimos: contar histórias. Um bom storytelling passa a mensagem de forma prática, envolvendo o ouvinte e aumentando as percepções sobre os fatos.
Contar com respostas externas também é uma excelente alternativa. Uma visão independente é de grande valia para furar a bolha, apresentar as tendências do mercado corporativo e mudar percepções. A consultoria empresarial da PKT é exemplo disso.
Estamos sempre atentos aos novos conceitos que rondam o mundo dos negócios. Nossos experientes profissionais trazem sua expertise para dentro das empresas, trabalhando juntos para promover êxito nas tomadas de decisões. Saiba o que a Consultoria PKT pode fazer por sua empresa. Entre em contato conosco!