Hoje é o aniversário da locadora de veículos de Renato. Faz 15 anos que ela está no mercado, mas em vez do tradicional bolo e dos salgadinhos para comemorar a data, o empresário decide repensar o seu negócio. Em frente ao computador, ele avalia a queda no número de clientes e a sua margem de lucro diminuindo mês a mês. A realidade da sua locadora não combina com as recentes atualizações promovidas internamente, como a nova frota de automóveis e treinamento da equipe de vendas. Em contrapartida, a concorrente, que nem está há tanto tempo no mercado, acaba de publicar uma matéria em seu blog com os bons números acumulados no trimestre passado.
Renato não vê outra alternativa que não seja realizar cortes. No topo de sua lista está Roberto, um técnico em TI que, segundo o empresário, era bastante criativo e, mediante a um aumento salarial, havia sido incumbido de cuidar do marketing da empresa — vez ou outra ele fazia uma arte para algum panfleto.
Benefícios do Marketing para pequenas empresas
Mais comum do que se possa imaginar, o cenário descrito acima não só faz parte da realidade de diversas empresas brasileiras que enxergam o marketing como uma despesa, como mostra uma tendência, sobretudo dos pequenos e médios negócios, que acreditam que ter um departamento de marketing é uma estratégia voltada apenas para as grandes empresas.
“Até este momento, empresas como a locadora de Renato conseguiram se manter pela qualidade do produto que oferecem e pela propaganda boca a boca. Não houve, no entanto, uma preocupação em entender o cliente, desenvolver o produto ou serviço, nem mesmo em criar uma estratégia. Por não elaborar uma vantagem competitiva, essas empresas começam a ver suas receitas caírem, sua margem de lucro apertar, um concorrente se destacar por ter um trabalho mais estruturado e, consequentemente, a perda de mercado”, aponta a economista e gestora de marketing, Yumi Tuleski.
Capacitação em Marketing
Para auxiliar as empresas que buscam acabar com esta lacuna em sua estrutura, a PKT Desenvolvimento Empresarial lançou o curso Marketing 1.0, que visa capacitar empresas e seus profissionais a buscarem resultados de forma constante e crescente em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo e desafiador.
“Um dos principais erros das empresas é olhar somente para a estrutura interna de seu negócio e, assim, desconsiderar o que está acontecendo no mercado. Elas precisam passar a olhar para fora, entender o mercado para então definir suas estratégias, ou seja, saber para que vendem, quem compra aquilo que oferecem, quais os diferenciais do que vendem e que podem representar uma vantagem competitiva”, explica Tuleski que será a responsável em ministrar o curso.
Foco no Resultado
A medida em que o marketing passa a ser entendido como um investimento e não como um custo, as empresas começam a utilizá-lo de forma estratégica, ou seja, com objetivos e métricas que possibilitem a mensuração de resultados.
“O nosso desafio ao lançarmos o curso Marketing 1.0 é de mostrar que marketing não é somente folheto ou site. Marketing é voltado para performance e para agregar valor para o cliente. Se a sua empresa não consegue medir seus resultados é sinal que ele não está sendo bem feito”, aponta Tuleski.
Quando e onde acontece?
Começa dia 09/05 e será na PKT Desenvolvimento Empresarial
Rua Odila Maia Rocha Brito, 394 – Campinas
Para quem é indicado?
Indicado para profissionais responsáveis pela área de marketing das organizações, profissionais de outras áreas interessados em atuar em marketing e empreendedores motivados em estruturar o marketing na sua empresa.
O curso terá como base três pilares:
Foco nos resultados
Efetividade nos resultados ao disponibilizar material orientado para a elaboração do plano de marketing da empresa.
Elaboração do plano de marketing
Desenvolvimento de metodologia para que o plano de marketing comece a ser aplicado em sala de aula, ou seja, ao final do curso este plano já estará estruturado para a sua empresa.
Capacitação dos profissionais
Treinamento e Capacitação seguido de aplicação imediata dos conceitos de marketing na empresa.
“Se o aluno fizer a análise como deve ser feita, se ele utilizar as ferramentas e a metodologia desenvolvidas para o curso e se entender o processo, ele conseguirá definir a vantagem competitiva da empresa e saberá elaborar um plano de marketing para ser colocado em prática de forma imediata”, afirma.
O programa conta com carga horária de 32 horas, que serão divididas em duas etapas:
Etapa 1
Módulo 1 — A Importância do Marketing
- Serão abordados os conceitos gerais que regem o marketing nas empresas com objetivo de dar uma visão sistêmica de todo o processo e de sua importância.
- Como fazer uma pesquisa de mercado e o que pesquisar.
Módulo 2 — Análise de Mercado
- Serão trabalhados os conceitos de análises de mercado, concorrência, cliente e produtos/serviços disponíveis e como devem ser feitas essas análises através de duas das principais ferramentas de marketing: 5 Forças de Porter e Análise SWOT.
- Segmentação de mercado como arma estratégica.
Etapa 2
Módulo 3 — Estratégias de Marketing
- Apresentação dos conceitos e uso das principais ferramentas para identificar o que é valor para o cliente; gerenciamento de portfólio e plano de ação com base no Marketing Mix.
Módulo 4 — Marketing em Ação
- Participação de agência de P&P para apresentar o que é o Plano de Comunicação.
- “Jogo Empresarial” para fixação dos conceitos vistos no programa.
E então, sua empresa está pronta para assumir uma estratégia de marketing com foco em resultados? O curso de Marketing 1.0 da PKT ajudará o seu negócio a atingir seus objetivos de forma constante e crescente.
Para saber mais sobre o investimento, conteúdo dos módulos e dúvidas, entre em contato pelo (19) 3325-8224 ou envie um e-mail para atendimento@pktdesenvolvimento.com.br.