Se a transformação digital já caminhava a passos largos antes da pandemia da Covid-19, esse novo cenário acelerou ainda mais o processo. Isso exigiu das empresas a busca por novas tecnologias e por soluções cada vez mais ágeis.
Para acompanhar as novas mudanças, a complexidade e a volatilidade do mundo e do mercado, todos os caminhos passam por um ponto em comum: inovação. Até aqui, é possível que você não tenha lido nenhuma novidade – e talvez até pense em desistir da leitura por não sentir que sua empresa é capaz de inovar.
Mas a nossa intenção é justamente desmistificar alguns pré-conceitos que envolvem a inovação. Não é um bicho de sete cabeças e está ao alcance de todas as empresas!
Inovação não tem a ver só com disrupção
Durante os últimos anos, houve uma busca incessante pela “fonte” inesgotável de novidades e criou-se uma visão idealizada sobre o que é, de fato, inovar. Tanto é que muitos acreditam que o conceito de inovação está atrelado a algo totalmente revolucionário e disruptivo – geralmente com a necessidade de alto investimento.
Mas a verdade é que inovação nada mais é que uma ideia implantada que agregue valor para o negócio. A sua premissa é gerar retorno para a organização, seja no faturamento ou na redução de custos, seja em melhoria de processo, em condições de trabalho, em cultura organizacional, etc.
Por isso, a inovação é factível a todas as empresas, independentemente do porte e do segmento de atuação. Para se ter ideia, 33,6% das empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores trouxeram algum tipo de inovação em produtos ou processos entre os anos de 2015 e 2017, segundo dados do IBGE.
Por onde começar a inovação?
De acordo com pesquisa divulgada pelo Centro Universário FAE, o ponto inicial é o próprio ambiente de trabalho. Isso significa que uma das principais fontes de inovação está em sua equipe. Uma empresa que motiva seus colaboradores a trazerem novas ideias – e apoia o desenvolvimento delas – está um passo à frente no mercado.
Obviamente é importante olhar para o meio externo para buscar ideias e sugestões, mas estabelecer uma cultura organizacional pronta para a inovação é o primeiro passo. Estamos falando em fomentar o diálogo aberto e a escuta ativa, em abrir espaço nas reuniões para que todos os colaboradores possam compartilhar suas visões sobre as estratégias, em reconhecer aqueles que trazem novas ideias e em criar uma rotina de feedbacks individualizados.
As empresas são como plantações que, com clima e solo adequados, produzem bons frutos. Se houver uma cultura organizacional bem estabelecida e que priorize a exposição de ideias, não há mais limites para que sua empresa seja inovadora — aliás, criar essa cultura já pode ser considerada uma inovação.
Descubra, em 4 pontos, por que sua empresa tem chances de inovar agora mesmo.
-
Inovação não é feita só com tecnologia
Engana-se quem pensa que é preciso ter as mais novas tecnologias do mercado para que sua empresa seja, de fato, inovadora. Criar processos diferenciados e redefinir modelos de negócios não depende de tecnologia e tem a ver com inovação.
O contrário também pode acontecer: você pode até ter tecnologia à disposição e, mesmo assim, não ser inovador. Ter ferramentas que facilitem a integração entre as equipes e o compartilhamento de ideias é essencial. Mas apostar todas as fichas em qualquer novo recurso que apareça não é a solução para trazer novas ideias. As ações internas devem ser potencializadas por ferramentas tecnológicas – e não o contrário!
-
Inovação não exige muitos recursos
Ter dinheiro certamente é positivo para o negócio e pode impactar em ações de inovação, mas essa não é uma regra. Tanto é que a Apple, considerada a empresa mais inovadora do mundo, não está entre as primeiras que investem em inovação.
É possível fazer mudanças sem grandes impactos nas finanças, seja nos processos, no modelo de trabalho ou até mesmo na criação de uma nova cultura organizacional.
-
Inovação não precisa de mentes brilhantes
O processo de inovação é um trabalho de desenvolvimento constante, que exige competência. Não vem de um talento ou de um traço pessoal. Portanto, é possível fazer com que todos tenham a capacidade de trazer ideias inovadoras.
A nossa dica é: não aposte suas fichas em uma única pessoa, invista em diversidade. Quanto mais diversa for a composição de sua equipe, mais chances você tem de encontrar inovação. Pessoas diferentes e experiências distintas exalam novas ideias.
-
Inovação não é algo forçado
Sua empresa está enfrentando um problema e você precisa de uma solução ágil e inovadora que fará tudo mudar do dia para a noite? Ainda que possa dar certo, a probabilidade é pequena. Se não há uma cultura de inovação, é pouco provável que consiga alcançar resultados quando precisar de soluções emergenciais.
É por isso que enfatizamos a necessidade de criar um ambiente fértil e com liberdade. Assim, sua equipe estará preparada para o momento certo. Mais que isso: será capaz de antecipar problemas ou mudanças.
Inove com apoio da gestão empresarial
Como você viu, inovação não é algo inalcançável, como muitos dos mitos certamente nos levam a acreditar. Assim como também não é um conceito que depende de criatividade, de processos bem estruturados e de recursos financeiros.
A inovação pode começar agora — e com ajuda da PKT Desenvolvimento Empresarial. Referência em consultoria nos temas gestão e governança, desenvolvemos projetos customizados de acordo com as necessidades e cultura de cada empresa.
A inovação pode ser o fio condutor na hora de implementar um modelo de governança, de reestruturar o negócio ou realizar a profissionalização da empresa. Nosso time é formado por profissionais com vasta experiência como executivos de empresas grandes e médias. Veja como a PKT pode contribuir com seu negócio e torne sua empresa inovadora!