As transformações aceleradas no mercado e nas relações de trabalho deixaram evidente para as empresas e profissionais que as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas. Há até novas terminologias no mundo corporativo como consequência desse novo cenário de alta volatilidade, instabilidade e considerado pouco “suave”. É o caso das smart e sharp skills.
Mas, independentemente do conceito, o que fica claro é que as competências relacionadas ao comportamento e atreladas à personalidade estão cada vez mais em evidência. Quais delas? Estamos falando de pensamento analítico, flexibilidade, empatia, resiliência, inteligência emocional, entre tantas outras. Só que tem uma delas que há tempos ganha destaque e será cada vez mais exigida no futuro: a comunicação efetiva.
Um estudo realizado pelo CareerBuilder identificou que entre as 10 soft skills que as companhias mais buscam, 56% diz que o candidato deve ser um comunicador efetivo. Isso porque uma boa comunicação evita mal-entendidos, ajuda a manter o fluxo do trabalho, facilita a criação e contribui com a manutenção dos bons relacionamentos. Nesse conteúdo, entenda a importância da comunicação e como é possível aprimorá-la em prol de todo o ambiente corporativo.
O poder de uma comunicação efetiva
As empresas nada mais são do que grupos de pessoas distintas unidas em prol de um objetivo em comum. E a comunicação acaba sendo o fio condutor dessa união. É ela que mantém o bom relacionamento e os profissionais conectados. Por isso, precisa ser circular, coerente, fluida e, principalmente, respeitosa. E começar pela liderança.
Se antes ainda havia espaço para chefes que davam ordens sem muitas explicações, hoje o mundo corporativo não funciona dessa maneira. É necessário ter uma organização moderna, que valorize os colaboradores. Um líder que saiba se comunicar facilita a convivência entre as equipes e delega tarefas e projetos de forma clara e compreensível, o que é fundamental para evitar ruídos e garantir a boa interpretação por parte dos colaboradores.
E, quando falamos em comunicar, não significa apenas se expressar. A comunicação tem a ver com saber ouvir atentamente e contextualizar tudo o que é transmitido. Também é saber dosar o que é dito e o quanto é dito (ou escrito). Aqueles que se comunicam de forma eficiente conseguem se portar nas mais diversas situações e se expressam fluidamente diante de diferentes públicos.
A boa notícia é que saber se comunicar de maneira adequada e eficiente não é um dom. Como qualquer outra habilidade, é possível desenvolvê-la.
3 dicas de como desenvolver uma comunicação efetiva
Observe o ambiente e a audiência
Para transmitir uma mensagem com clareza, o primeiro passo é entender onde você está e com quem está falando. A identidade visual da empresa, o linguajar dentro da organização, o modo das pessoas se vestirem e se portarem já diz muito sobre a cultura da empresa. É fundamental prestar atenção a tudo isso para saber qual é a melhor maneira de se comunicar.
Sobretudo, é importante olhar para a audiência. Mesmo que o ambiente seja o mesmo, cada profissional recebe a mensagem de maneira diferente. Uns são mais formais, outros mais coloquiais; uns têm mais conhecimento em determinado assunto, outros precisam de uma linguagem mais simples. Tente se aproximar ao máximo do seu público para que realmente seja compreendido.
Evite exageros
Saber se comunicar adequadamente não significa estar o tempo todo se comunicando. Há profissionais que acreditam que precisam sempre contribuir, seja em uma conversa, em uma reunião ou em uma apresentação. No entanto, quando não há algo realmente interessante a ser dito, essa atitude pode mais atrapalhar que ajudar.
O contrário também é verdadeiro: ficar calado o tempo todo pode prejudicar sua atuação enquanto profissional. A equação está em expor suas opiniões de maneira respeitosa, sem interromper ninguém, e estar aberto a escutar.
Não tenha medo
Se você tiver dúvidas ou não entender alguma informação, não deixe de perguntar, pois isso pode acarretar em problemas futuros e atrapalhar a comunicação dentro da empresa. Também não tenha medo de receber e dar feedbacks. Quando bem aplicado pela empresa, essa é uma ferramenta com grande potencial para destacar qualidades e ressaltar pontos de melhoria. O feedback ajuda a entender se houve falhas de comunicação e evitar que elas voltem a ocorrer dali para frente.
Essas são 3 dicas para uma comunicação efetiva que trará benefícios no aumento da performance, na melhora do ambiente corporativo e no relacionamento entre todos. Como já dissemos, não é um dom e pode ser desenvolvida. Nem sempre é fácil.
Como transformar conversas difíceis em diálogos construtivos
Um líder comunicativo é aquele que sabe transmitir mensagens de maneira clara, precisa e assertiva. É aquele que sabe transformar conversas difíceis em diálogos construtivos. Mas como é possível alcançar esse nível de habilidade?
Para responder a essa pergunta e contribuir com o sucesso das empresas brasileiras, incluímos essa temática na 5ª edição da Jornada Empresarial do Futuro, evento promovido pela Fundação Dom Cabral (FDC), à qual a PKT Desenvolvimento Empresarial é associada. É a forma que encontramos de auxiliar líderes e gestores a evoluírem em sua comunicação.
Apresentado pela professora Patricia Capeluto, o módulo sobre pessoas estará integralmente focado em comunicação. Os temas abordados durante este módulo incluem:
- Case Projeto Aristóteles do Google – como construir a equipe perfeita?
- Os 5 desafios das equipes e o papel da liderança (confiança, comunicação/conflitos, comprometimento, responsabilização, olhar o todo).
- Comunicação que conecta: a comunicação que constrói confiança e incentiva a vulnerabilidade. Entendimentos das 4 armadilhas que nos desconectam uns dos outros e dificultam as interações.
- Comunicação não-violenta: metodologia para promover relações mais empáticas e uma comunicação mais assertiva. Estrutura que possibilita abordar temas difíceis e incentiva a falar sobre o que é importante.
- Ferramentas de comunicação, negociação e gestão de conflitos: escutar, dar segurança, perguntar, parafrasear, reconhecer antes de resolver.
- Persuasão e influência: entendimento dos gatilhos e como usá-los.
A 5ª Edição da Jornada Empresarial do Futuro também trabalhará outros temas como a “A Transformação de Modelos de Negócios” e “A Estratégia em Cenários de Alta Volatilidade”. O evento acontece em março e já está com as inscrições abertas. As vagas são limitadas. Inscreva-se para se desenvolver em 2023!