O dia a dia de quem está à frente de um negócio é permeado de desafios: delegar tarefas, especificar metas e objetivos, direcionar projetos, avaliar colaboradores, assumir responsabilidades… Ter o controle da sua empresa não é, definitivamente, tarefa fácil.
Mas, quando isso acontece, ou seja, quando há boa execução dessas (e de outras) atividades, a empresa consegue reter talentos, prestar um ótimo serviço, entregar produtos de qualidade e se destacar no mercado. Do contrário: muitos problemas começam a surgir.
Estamos falando de processos pouco alinhados, ambiente de trabalho bagunçado, falta de rotina e de pontualidade. De aumento de reclamação de clientes, alta rotatividade de profissionais e de custos cada vez mais imprevisíveis.
São questões pelas quais nenhum gestor ou liderança quer passar. Você já parou para pensar se corre esse risco? Neste artigo, listamos 3 indicativos de que você já perdeu o controle da sua empresa, pode começar a ter esses problemas — se é que já não começou — e precisa tomar as rédeas do seu negócio agora mesmo.
Como saber se você perdeu o controle da sua empresa
-
Falta visão panorâmica da sua organização
De maneira simples e clara, uma visão panorâmica é ter a capacidade de ver o cenário completo da sua empresa. Isso significa analisar todos os agentes e situações que o compõem, identificar como cada processo funciona e como cada setor interage entre si.
Você compreende o funcionamento da linha de produção? Sabe quais são os processos da área de recursos humanos, do comercial e do marketing? Entende os trâmites do financeiro e da contabilidade?
Mais ainda: sabe como está o relacionamento com os fornecedores? Quão satisfeitos estão seus clientes com as entregas? Compreende os prazos, o atendimento, o pós-venda?
É com uma visão panorâmica de todas as partes de uma empresa que os gestores conseguem compreender o todo para fazer a engrenagem girar e, assim, cumprir seu papel no mercado sem grandes percalços.
Quando precisar tomar uma decisão, fica muito mais fácil avaliar não apenas a necessidade imediata, mas o impacto e as consequências dessa atitude em todas as áreas da empresa.
-
Dificuldade em fazer a gestão correta das pessoas
A gestão de pessoas é desafiadora. Ela exige um trabalho constante de análise e busca de soluções para compreender as necessidades dos colaboradores e conciliá-las com a cultura organizacional.
Se você não tem conseguido identificar e reter talentos, não oferece capacitação, não vê seus times motivados e engajados e não consegue lidar com gerações distintas, é porque está com dificuldade de fazer a gestão correta das pessoas.
E, como o principal ativo das empresas continua sendo o capital humano — afinal, são as pessoas as responsáveis pelos resultados obtidos —, é importante que haja valorização e investimento em seus colaboradores. É preciso que haja uma gestão de pessoas eficiente.
-
Gestão financeira ineficaz
As finanças ocupam posição estratégica para o negócio da empresa. Por isso, estabelecer o total controle delas é determinante para que a organização alcance os resultados esperados e chegue ao seu objetivo.
Assim, quando acontece um dos três cenários abaixo, é porque há algo errado.
1) A despesa é maior que a receita;
2) Proporcionalmente, os custos têm aumentado mais que a receita;
3) A receita é maior que a despesa, mas não sobra dinheiro em caixa.
O desafio vai muito além de gerenciar despesas e receitas. Também envolve gestão de pessoas, capacitação e integração entre as áreas. As empresas têm que adotar a gestão de finanças a fim de ter uma postura mais competitiva e se destacar em meio à concorrência.
Como é possível ter total controle da sua empresa?
A palavra de ordem é visão panorâmica, ou seja, analisar os setores como parte de um todo, o que envolve custos, projetos, tempo e pessoas. Para isso, é preciso monitorar sistematicamente o mercado e as estratégias elaboradas, acompanhar as dinâmicas da área — e os resultados.
É preciso padronizar processos, monitorar o andamento das tarefas e dos projetos, acompanhar as atividades da equipe e melhorar a produtividade das pessoas. Fundamental estar antenado aos fatores externos e internos que implicam diariamente nos negócios e ter um planejamento estratégico em períodos regulares — mesmo em um mundo VUCA e BANI.
Uma visão sistêmica certamente resvala em uma gestão mais assertiva — tanto financeira quanto de pessoas — e em um bom direcionamento estratégico. E isso é essencial para o gestor tomar decisões de forma mais orientada de modo a se estabelecer no mercado e fazer crescer seus resultados.
O programa de pós-graduação em Gestão de Negócios da PKT Desenvolvimento Empresarial, associada da Fundação Dom Cabral (FDC), é ideal para quem quer ampliar as competências em gestão e desenvolver essa visão multifuncional da organização.
A especialização é estruturada em quatro blocos e inspirada em skills preconizados pelo World Economic Forum: resolução de problemas complexos, pensamento crítico e adaptativo, criatividade, trabalho colaborativo e transdisciplinaridade.
É a maneira de aprender na prática como utilizar as melhores ferramentas da gestão contemporânea, se atualizar e tomar as rédeas do controle da sua empresa. Inscreva-se agora mesmo!