Você já ouviu aquela frase que diz que “não se trocam os pneus de um carro em movimento”? Geralmente utilizada para ressaltar que não se deve deixar para resolver problemas ou realizar ajustes em um projeto já iniciado, este é um jargão bem popular. Mas será que quando falamos da revisão do planejamento estratégico e orçamentário essa máxima ainda se aplica?
Comparar o planejamentos a carros pode ajudar a responder a pergunta acima. Afinal, é um planejamento bem estruturado que leva sua empresa onde ela quer chegar.
E, assim como um carro, os planos da sua empresa precisam ser revisados – seja periodicamente ou em situações de emergência.
As revisões periódicas são fundamentais para garantir a saúde do negócio e devem ser realizadas ao menos anualmente.
Quando falamos de emergências, em especial, é importante ter em mente que, como quando se está ao volante de um carro, imprevistos fazem parte do trajeto da gestão. Nesses momentos, é necessário parar e analisar com calma o que deve ser feito e quais pneus precisam ser trocados – assim fica mais fácil chegar com segurança ao seu destino.
Quer saber quando realizar a revisão do planejamento estratégico e orçamentário da sua empresa? Então continue acompanhando esse conteúdo e entenda como podemos ajudar o seu negócio.
1 – Quando fatores internos impactam seus resultados
Para realizar estruturar seus planejamentos, você analisa, através de ferramentas como a SWOT, os fatores internos do seu negócio, certo? Isso demonstra a importância desse aspecto.
Não esqueça, então, que o cenário interno da sua empresa também é variável.
Nesse contexto, adversidades podem gerar mudanças estruturais no negócio e, consequentemente, tornar necessária a revisão de planejamentos.
Imagine que um cliente importante decidiu romper com o seu negócio ou, então, que um de seus fornecedores está em crise e não consegue atender mais a sua demanda. Esses acontecimentos afetariam todo o seu planejamento, certo?
Podemos até considerar situações mais simples como erros operacionais e a perda de grandes talentos da equipe.
As possibilidades são várias e todas elas podem acender um sinal de alerta.
Nesse contexto, a revisão do planejamento estratégico e orçamentário pode fazer toda a diferença, colaborando tanto para a resolução dos problemas quanto para o conhecimento mais aprofundado do cenário da sua empresa.
2 – E quando os fatores externos também não ajudam
Em 2020, devido à pandemia de Coronavírus, o mundo todo passou por uma intensa transformação. E o mundo dos negócios também sofreu mudanças.
Esse é um exemplo de um acontecimento externo que demandou revisões para lá de profundas nos planejamentos das empresas – mas não é necessário ser tão extremo assim.
Acontecimentos simples também podem impactar empresas e, até, setores inteiros.
Inflação, escassez de produtos, mudanças em políticas públicas, tributação e até mudanças culturais são pontos que devem ser considerados no mapeamento de riscos em uma elaboração ou revisão orçamentária e estratégica.
Fique de olho no cenário interno da sua empresa, mas não esqueça nunca de olhar pela janela e acompanhar com atenção o que acontece pelo mundo.
Ao perceber acontecimentos relevantes para o seu negócio, revise seus planejamentos.
3 – Metas e objetivos difíceis demais de serem atingidos
O não cumprimento de metas ou objetivos, no fim das contas, é um sintoma de que algo não vai bem. Mas o que?
Será que o planejamento não foi realista o suficiente? Será que há algum gargalo passando despercebido nos processos da sua empresa? Para descobrir a razão, é preciso analisar minuciosamente o desempenho do seu negócio.
Nesse sentido, a análise de métricas e indicadores de desempenho deve andar lado a lado com o planejamento estratégico e orçamentário.
4 – Oportunidades, tendências e concorrentes
Em um mundo que se transforma tão rapidamente, alguns aspectos externos merecem atenção especial na revisão de seu planejamento estratégico e orçamentário.
É o caso das oportunidades de negócio, das tendências de mercado e da análise de concorrentes.
Esses três aspectos acabam caminhando juntos. Um concorrente, por exemplo, pode gerar alguma tendência no setor que, por sua vez, pode abrir margem para novas oportunidades de negócio.
O essencial, neste caso, é observar atentamente o que acontece no mercado de atuação da sua empresa e, se necessário, inserir estes tópicos em seu planejamento estratégico.
O importante é ser flexível
No fim das contas, ainda que o planejamento estratégico e orçamentário seja um documento essencial que estabelece metas e objetivos de longo prazo para o seu negócio, é necessário ter em mente que sua revisão – seja periódica ou de emergência – é tão importante quanto a sua estruturação.
Fatores internos, externos, metas, objetivos, tendências, oportunidades e concorrentes.Para alcançar o futuro desejado, monitorar o presente e acompanhar tudo que pode influenciar seu negócio é um hábito indispensável. E pode fazer toda a diferença no seu trajeto.
Uma aliada para ajudar você a atingir suas metas
Quando se trata de estruturação e revisão de seu planejamento estratégico e orçamentário, a Pekatê, associada à Fundação Dom Cabral, é a sua aliada, pois conta com uma metodologia reconhecida internacionalmente que pode orientar sua equipe de gestão neste e em outros processos.
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